Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Júnior Lima Dias Estudante de Direito Brumado - BA, Brasil 4K

«Você não faz ideia com quem você está mexendo.» A frase está correta ou apresenta algum erro?

Julgo que a preposição de deveria constar, porque quem «faz ideia» o faz de algo, como: «Você não faz ideia de como isso me machucou.», mas a presença da preposição me soa estranha. Como fica?

Grato!

Lile Taxus Estudante Salvador, Brasil 3K

Um substantivo abstrato pode ser sujeito em detrimento de um substantivo concreto, como «A solidão é o melhor remédio»?

Seria mais certo eu dizer «O melhor remédio é a solidão»? Ou tanto faz?

Caren Martins Revisora Porto Alegre, Brasil 5K

A palavra "preto-velho" tem hífen? Se sim, o plural seria pretos-velhos? Esse é o nome de uma entidade que trabalha na religião de umbanda no Brasil.

Obrigada!

João Amorim Bancário Lisboa, Portugal 7K

Embora encontre vários esclarecimentos no Ciberdúvidas sobre o uso dos comparativos mais bem e melhor – o primeiro sempre com a ligação a um adjetivo participial –, mantenho esta hesitação: «Ele é quem hoje mais bem escreve na imprensa portuguesa», ou tem de ser «Ele é hoje quem melhor escreve na imprensa portuguesa»?

Obrigado.

Gabriel Albuquerque Santos Estudante de Letras - Português e Espanhol Jaboatão dos Guararapes, Brasil 8K

Sei que as formas ei-lo e suas variantes de género e número são válidas. Mas sempre tive dúvida se existe a forma "ei-no-lo", "ei-vo-lo" e suas variações.

Obrigado!

João Rodrigues Programador Braga, Portugal 6K

No meio de uma reunião de pais, surgiu a questão sobre a forma correta de agradecer à Professora:

(1) «Obrigado, a turma 2018/19.»

ou

(2) «Obrigada, a turma 2018/19.»

De facto, os defensores de (1) «obrigado» justificaram que a turma é um nome coletivo composto por rapazes e raparigas e «obrigado» é aceitável para ambos os sexos (ao contrário de «obrigada»). Os defensores de (2) «obrigada» justificaram que o agradecimento é da «turma», que é um nome de género feminino.

Assim, gostávamos de saber se as duas opções estão corretas, ou se alguma forma tem superioridade gramatical sobre a outra nesta situação específica.

Obrigado.

Ulisses Batista Matos Chaves Microempreendedor Individual Belo Horizonte, Brasil 2K

1. Seria correto o uso da palavra "decahexateto" para representar um grupo de 16 itens ou integrantes? Essa palavra existe?

2. Qual seria sua classificação e como seria uma sequência de 1 até 100 por exemplo?

Daniel Santos Revisor Lisboa, Portugal 9K

Qual a melhor opção de sinónimo para «encontrar coisas em comum»:

1. Tentou encontrar comumnalidades entre elas.

2. Tentou encontrar comunalidades entre elas.

Já vi várias vezes ser utilizada a primeira opção em trabalhos académicos, mas no dicionário da Infopédia apenas surge o segundo vocábulo. Existe alguma alternativa mais correta?

Obrigado.

Filipa Torrão Vila Nova de S. Bento, Portugal 6K

Gostaria de saber porque se usa, na seguinte frase, o infinitivo conjugado: «[...] o IKEA tem dois ou três carvalhos debaixo de olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa de cabeceira.»

José Figueiredo Reformado Ílhavo, Portugal 3K

Li num site brasileiro a palavra realizadíssimo e procurei na Internet outros exemplos e encontrei vários: pintadíssimo, cantadíssimo, pescadíssimo e muitos outros.

Penso que está errado e gostaria de saber se tenho razão.