«De par com» e «a par de» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«De par com» e «a par de»

Tenho visto muito a utilização de «a par com» (Exemplo: «Macau é, a par com Hong Kong, uma das Regiões Administrativas Especiais da China»). Julgo que o correcto seria «a par de», mas tenho visto isto tantas vezes que já tenho dúvidas.

Serão válidas as duas formas?

Franqueira Neto jornalista Macau, Macau 42

As formas corretas são:

(a) «a par de» («ao lado de, junto; em comparação com»)

(b) «de par com» («juntamente com; ao lado de»)

As duas locuções são, portanto, sinónimas, porque ambas podem ser empregadas na aceção de «juntamente com» (cf. António Nogueira Santos, Novos Dicionários de Expressões Idiomáticas - Português, Edições João Sá da Costa, 2000). Note, porém, que a literatura pode dar abonações da forma «a par com»:

(1) «Quando o via assim mortal, ia sentar-se a par com ele, abria um livro da vida de Cristo, que trazia consigo, e lia-lhe. » (Arnaldo Gama, A Última Dona de S. Nicolau, 1864)

Parece tratar-se de ocorrências muito marginais, pelo que se deve dar preferência à locução «de par com».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: locução
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras