A grafia do uso adjetival de bem em «meninos bem» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia do uso adjetival de bem em «meninos bem»

Na frase «Esta universidade é só para os meninos-bem.», o hífen faz sentido ou deve ser eliminado? Devemos escrever «menino bem» ou «menino-bem»?

Obrigado.

Diogo Maria Pessoa Jorge Morais Barbosa Estudante Lisboa, Portugal 42

Não se encontra atestação do uso de hífen com bem, quando este vocábulo ocorre como adjetivo com o significado de «pertencente às classes elevadas, da elite, de boa família».

Em contextos como «menino bem», «família bem», «gente bem», o que os dicionários registam é bem empregado como adjetivo invariável, portanto, sem flexão de número ou género (cf. dicionário da Porto Editora na Infopédia, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa; Dicionário Houaissdicionário da Academia das Ciências de Lisboa, s.v. bem3).

Há também abonações para este uso de bem em fontes dicionarísticas do Brasil. É o caso de «gente bem», atestação que ilustra o uso de bem como adjetivo dos dois géneros e dos dois números, conforme registam o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (que diz ter sido «considerado galicismo pelos puristas») e a versão eletrónica do dicionário de Caldas Aulete. O Dicionário Michaelis também contempla esta aceção, abonando-a com a expressão «família bem», em que bem significa «que pertence à alta sociedade, que faz parte da elite, bem-nascido». Não confundir o emprego adjetival de bem com o da locução «de bem», que tem o significo de «correto, honesto, bom»: «homem de bem» ( ver «de bem» como subentrada de bem nas fontes indicadas).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo