Análise sintática da construção «referir como...» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Análise sintática da construção «referir como...»

Agradecia que me esclarecessem se esta frase está correta:

«A Rita fala com o Pedro referindo como se apaixonou pela pintura.»

A minha dúvida prende-se com a utilização do verbo referir seguido da palavra como.

Muito obrigado.

José Garcia Formador Câmara de Lobos, Portugal 47

O verbo referir pode ser construído com o advérbio relativo como. Esta questão não envolve, portanto, um caso de regência verbal, mas sim a possibilidade de o verbo referir poder ser construído com uma oração subordinada relativa introduzida por como, na qual o uso do advérbio como é equivalente à expressão «a maneira como».

Esta possibilidade aparece prevista no Dicionário sintáctico de verbos portugueses, de W. Busse (p. 357), sendo apresentado como exemplo:

(1) «As instruções referiam também como proceder em caso de catástrofe.» (= «referiam a maneira como proceder em caso de catástrofe»)

A mesma situação está presente na frase apresentada:

(2) «A Rita fala com o Pedro referindo como se apaixonou pela pintura.» (= «referindo o modo como se apaixonou pela pintura») 

Disponha sempre!

Carla Marques
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: verbo
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Orações