Tenho uma pergunta em relação ao uso do particípio passado, quando este funciona como modificador da frase, por exemplo:
(0) Atropelada pelo carro, aquela mulher caiu ao chão.
A minha pergunta é se as seguintes 2 frases são ambas corretas ou não e porquê?
(1) Chegados a casa, os colegas começaram a ajudar a Ana a preparar a festa.
(2) Chegada a casa, os colegas começaram a ajudar a Ana a preparar a festa.
No caso de a frase (2) não estar correta, é porque o particípio passado do verbo ‘chegar’ só se pode modificar o sujeito da frase principal, neste caso, ‘os colegas’? Então, porque é que a outra frase (3) está correta?
(3) Conferidos por duas pessoas, não deve haver mais erros nos dados.
Na frase (3), ‘conferido’ modifica ‘os dados’ que não funcionam como sujeito na frase principal.
Aguardo pela resposta e agradeço imenso!
Gostaria de saber se humildar ainda existe. Caso exista, qual o seu contexto [de uso]?
Obrigada.
Gostaria de saber se digo «Eu vou ao cinema na parte da manhã» ou «Eu vou ao cinema da parte da manhã", ou se é incorreto dizer das duas formas.
A propósito de uma recente petição online onde se encontram vários erros ortográficos, surge a palavra "impatríota". A palavra "impatríota" existe?
Minha dúvida é sobre a regência do verbo julgar.
Trato comumente com questões de vestibular e, uma vez por outra, deparo-me com frequência com construções do tipo «julgue as afirmativas COMO verdadeiras ou falsas» e «julgue as afirmativas EM verdadeiras ou falsas». Qual está correta?
Como classifico as informações depois do como e do em? Trata-se de um predicativo do complemento direto nesse tipo de informação?
Os meus parabéns pela vossa excelente contribuição.
Gostaria de saber se a palavra jóquer é flexionável em número e, caso seja, qual a forma correta de pronunciar esse plural.
Muito agradeço a atenção e a disponibilidade.
Porque se diz «Museu de Marinha» e não «Museu da Marinha», entendendo-se o da como a contração da preposição de e o artigo que define o nome marinha, a?
Gostaria de ver esclarecida a pronúncia correta da palavra rapsódia, por favor.
Muito agradeço a atenção e a disponibilidade.
Maneável, ou manejável? Qual a diferença?
Obrigado.
Quais são as pronúncias do dígrafo sc nos territórios falantes de português, desde a África até ao Brasil e a Portugal?
Não posso afirmar que o dígrafo sc se tornou tão inútil quanto mn em alumno? Qual o grau de uniformidade que tem de existir para que seja abolido o sc e possamos portanto escrever "nacer", "decer" et cetera?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações