DÚVIDAS

A grafia das locuções adverbiais «a jusante» e «a montante»

Por que as locuções «a jusante'» e «a montante'» não levam acento indicativo de crase? Poderiam me dar uma explicação?

Ficarei imensamente agradecida.

Resposta

Jusante e montante são substantivos do género feminino que fazem parte das locuções adverbiais «a jusante»  «para o lado da foz; para onde correm as águas de um rio»  e «a montante»  «no sentido da nascente de um rio, para o lado nascente». A forma destas expressões fixou-se no uso, não se fazendo acompanhar de artigo definido feminino a. Por isso, não se verifica a crase,  ou seja, não há contração entre a preposição a e o artigo definido a.

Veja-se outro exemplo que clarifica a omissão do artigo definido noutros usos de jusante e montante: «vou para jusante», «vou para montante» (não se aceita «vou para "a" jusante/montante»). À semelhança destas locuções, existem outras onde ao nome constituinte também não se associa o artigo definido (neste caso, masculino): «a dedo», «a cavalo» e «a bombordo» (não se diz «"ao" dedo», «"ao" cavalo», «"ao" bombordo»).

 

1 Cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2009), Infopédia, Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.

2 Obs.: em Sertões, de Euclides da Cunha, numa edição em linha, encontramos registado «à jusante». Como carecemos de fontes que justifiquem este uso, julgamos que pode tratar-se de um erro não detetado na revisão. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa