DÚVIDAS

O natural da região francesa de Morvan (Borgonha, França)
Gostaria de saber se existe alguma regra para a designação de um indivíduo oriundo de determinada região geográfica, cidade ou país. Ou seja, o habitante de Lisboa é o lisboeta. E como se poderá designar o habitante da região francesa de Morvan? Em francês é designado por Morvandiau. A designação portuguesa depende da original? Na língua inglesa (pelo menos), o habitante de determinada região é designado por escrito com letra maiúscula. Estou convencido de que, em português, esta regra não se aplica, devendo escrever-se com minúscula. Estou correcto ao afirmá-lo? Obrigado.
Frase com estrutura de coordenação assindética
Numa acção de formação que frequentei há dias, o formador afirmou que a frase «O João come muito, contudo não engorda» não seria possível de dividir em orações, uma vez que se tratava de uma frase complexa composta por duas frases simples, situação que muito estranho. Pergunto se não estamos perante uma situação de coordenação assindética, uma vez que o advérbio conectivo contudo pode ser colocado no final da frase ou até omitido, assim como o advérbio de negação não também pode ser suprimido, resultando em: «O João come muito, [não] engorda [contudo]».
Satisfação, satisfeito, satisfazer e a palavra primitiva
Há dias surgiu-me uma dúvida: Considerando que as palavras derivadas têm origem numa palavra primitiva, como classificar as palavras satisfação, satisfeito, satisfazer, uma vez que não consigo encontrar qual a palavra primitiva, pois todas têm o seu vocábulo latino, que é diferente nos três casos? No entanto, ambas têm um radical comum: satisf- Sinto-me um pouco confusa, pois, após algumas procuras, concluí que em algumas gramáticas se diz que as palavras derivadas têm origem numa palavra primitiva, ao passo que noutras se diz que têm um radical comum. Qual é a diferença? Obrigada mais uma vez pela vossa ajuda.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa