À forma abrupto associa-se a pronúncia de vibrante simples, [ɾ], e de oclusiva bilabial surda, [p], conforme se indica na transcrição fonética do dicionário da Academia das Ciências de Lisboa: [ɐbɾúptu].
Assinale-se, porém, a variante ab-rupto, da qual se depreende a pronúncia com "r" múltiplo, que Rebelo Gonçalves descrevia como variante brasileira no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966) e que o Dicionário Houaiss (edições 2001 e 2009) regista, permitindo até julgar que se trata de forma preferencial, porque lhe é atribuído um artigo desenvolvido com várias acepções e é para ela que remete a forma abrupto.1 Refira-se igualmente que o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras regista duas formas, abrupto e ab-rupto.
1 A respeito de abrupto, o Dicionário Houaiss apresenta uma indicação ortoépica, segundo a qual à referida grafia corresponde a pronúncia "ab-ru", presumivelmente com "r" múltiplo (símbolo fonético [R]). Esta recomendação é confirmada por E. Bechara (Moderna Gramática Portuguesa, 2002, pág. 79). Observe-se, todavia, que, neste caso, a relação grafia-pronúncia se torna incongruente, porque na ortografia portuguesa não deveriam existir, na mesma palavra, "rr" múltiplos depois de consoante, a não ser se trate de palavra com elementos ligados por hífen: ab-rogar, sub-reptício.