Sobre o esclarecimento 24 344, na frase «Existem velhas parábolas chinesas sobre tudo, e as que não existem a gente inventa» sobre a qual é pedido um esclarecimento, consideram que as é um pronome demonstrativo porque pode ser substituído por aquelas. No entanto, também pode estar a substituir a palavra parábola, num mecanismo de coesão textual. Então, por que razão considerá-lo um pronome demonstrativo e não um pronome pessoal? Afinal, o, a, os, as são pronomes pessoais? São demonstrativos? Será que só é demonstrativo o pronome o quando antecede o relativo que («Sei o que pensas») ou antecede/segue um verbo («O João disse-o») e pode ser substituído por isso/aquilo?
No âmbito de uma tradução do castelhano que estou a realizar, e confrontada com a necessidade de encontrar equivalente em português para a função sintática de «complemento predicativo», sugiro como base de reflexão a seguinte frase:
«Os corredores chegaram transpirados à meta.»
Neste contexto, a palavra transpirados será um adjetivo e, como tal, desempenhará na frase a função sintática de modificador adjetival do nome (o antigo atributo), ou, pelo contrário, de modificador verbal?
Será correto dizer:
a) «Ele come peixe bastante frequentemente»?
Ou tem de se dizer:
b) «Ele come peixe com bastante frequência»?
Gostaria de saber o seguinte:
1 – Qual o radical de verbos monossilábicos como dar, ver, etc.?
2 – Se apenas os nomes têm o grau diminutivo, como podemos classificar adjetivos como bonitinho, pequenito...?
Como se diz coeficiente (particularmente a primeira sílaba)?
Gostaria de saber o plural de «cartão jovem». Será «cartões jovens», ou «cartões jovem»?
Por que motivo não devemos tratar uma pessoa licenciada por dona? E porque devemos usar o termo Dra.?
Qual o adjetivo absoluto sintético de ruim?
Gostaria que me esclarecessem se devemos considerar o complemento determinativo nas frases «O avô recorda os seus tempos de meninice» como parte do predicado e «O livro de ciências é interessante» como pertencendo ao sujeito, ou se, à semelhança dos complementos circunstanciais, não integra.
A expressão «espectacularmente bem» está correcta?
A frase «aquele acidente foi espectacular» está correcta?
Espectacular não é utilizado só no sentido positivo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações