DÚVIDAS

A divisão silábica de coleccionador/colecionador

Gostaria de saber como se deve fazer a divisão silábica da palavra coleccionador.

Resposta

Uma vez que «a divisão silábica das palavras, quando haja necessidade de as mudar de linha, se faz pela soletração (Compêndio de Gramática Portuguesa, de José Nunes de Figueiredo e António Gomes Ferreira, 1965, p. 42), a palavra coleccionador divide-se em seis sílabas, «conservando-se na sílaba que a precede a consoante não seguida de vogal» (idem). Portanto, a divisão faz-se do seguindo modo: co-lec-ci-o-na-dor.

Repare-se que, com a ocorrência dos dois cc, não há qualquer dúvida de que cada um fica em sílabas distintas, porque é a própria norma que dita que «as consoantes iguais se separam obrigatoriamente» (idem, p. 43).

É de referir, também, que, segundo o novo Acordo Ortográfico, essa palavra de dupla consoante (cc) perde o primeiro c, uma vez que não é pronunciado (consoante muda). Por isso, consideramos oportuno que se faça igualmente a divisão silábica da palavra com esta nova grafia – colecionador. Tal como já foi dito em resposta anterior, para resolver dúvidas deste tipo, assim como sobre a translineação das palavras, basta utilizarmos dois recursos (em linha), da responsabilidade do ILTEC, o Vocabulário Ortográfico do Português, e o Portal da Língua Portuguesa, ferramentas que nos fornecem outras informações sobre as palavras: singular-plural; masculino-feminino; indicação da sílaba tónica (sublinhada).

É, portanto, a partir desses recursos que se ilustra a resposta: co-le-ci-o-na-dor

co•le•ci•o•na•dor

nome masculino

Singular   colecionador

Plural   colecionadores

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa