Uma vez que «a divisão silábica das palavras, quando haja necessidade de as mudar de linha, se faz pela soletração (Compêndio de Gramática Portuguesa, de José Nunes de Figueiredo e António Gomes Ferreira, 1965, p. 42), a palavra coleccionador divide-se em seis sílabas, «conservando-se na sílaba que a precede a consoante não seguida de vogal» (idem). Portanto, a divisão faz-se do seguindo modo: co-lec-ci-o-na-dor.
Repare-se que, com a ocorrência dos dois cc, não há qualquer dúvida de que cada um fica em sílabas distintas, porque é a própria norma que dita que «as consoantes iguais se separam obrigatoriamente» (idem, p. 43).
É de referir, também, que, segundo o novo Acordo Ortográfico, essa palavra de dupla consoante (cc) perde o primeiro c, uma vez que não é pronunciado (consoante muda). Por isso, consideramos oportuno que se faça igualmente a divisão silábica da palavra com esta nova grafia – colecionador. Tal como já foi dito em resposta anterior, para resolver dúvidas deste tipo, assim como sobre a translineação das palavras, basta utilizarmos dois recursos (em linha), da responsabilidade do ILTEC, o Vocabulário Ortográfico do Português, e o Portal da Língua Portuguesa, ferramentas que nos fornecem outras informações sobre as palavras: singular-plural; masculino-feminino; indicação da sílaba tónica (sublinhada).
É, portanto, a partir desses recursos que se ilustra a resposta: co-le-ci-o-na-dor
co•le•ci•o•na•dor
nome masculino
Singular colecionador
Plural colecionadores