DÚVIDAS

A regência de insistir
Gostaria que me esclarecessem acerca de uma dúvida relacionada com a regências do verbo insistir. Exemplo: 1 – «Alguns insistiam que eu começasse a abrir os presentes.» 2 – «Alguns insistiam para que eu começasse a abrir os presentes.» Qual dos exemplos é o correcto? Consultei o Dicionário dos Verbos Portugueses, da Porto Editora, mas só refere o seguinte: «insistir – insistir em: inserir-se num contexto moral.»
A grafia de arromeno
Em português, devemos usar arromeno, ou aromeno, ou arumânico, ou arrumânico, ou arrumano, ou outro termo, ao fazermos referência a um idioma novilatino, com estreito parentesco com o romeno, atualmente com mais de trezentos mil falantes, dipersos pela Romênia e por países balcânicos, tais como Grécia, Sérvia, Albânia etc.? Parece ser também um etnônimo ou gentílico, neste último caso, então, deve funcionar como substantivo e adjetivo, suponho. Por favor, o veredito infalível, o do Ciberdúvidas, é óbvio.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa