Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Cidália Ribeiro Educadora de Infância Portugal 9K

Quando me refiro ao desenho de crianças de três, quatro e cinco anos de idade, digo «representação icónica».

Está errado?

Obrigada.

Maria Gouveia Psicóloga Coimbra, Portugal 2K

Gostaria de saber se o adjetivo "obesogénico", por exemplo, «ambiente obesogénico», isto é, ambiente que promove o aumento da obesidade (e.g., ambiente sedentário), pode ser utilizado em língua portuguesa. Trata-se de uma dúvida para uso em artigos científicos e numa tese de doutoramento, com base em outros artigos científicos maioritariamente em língua inglesa, mas também em língua portuguesa, que usam o termo (obesogenic).

Muito obrigada!

Graça Vieira Estudante Lisboa, Portugal 2K

Na frase «A erupção do Monte Vesúvio, no ano de 79, deixou a cidade em cinzas.», qual a função sintática de «em cinzas»?

Complemento oblíquo, predicativo do complemento direto, modificador?

Muito obrigada.

António Rodrigues Motorista Viseu, Portugal 5K

Numa série, para indicar a posição imediatamente a seguir à sexagésima nona, tenho escrito septuagésima. Porém, gostaria de saber se (à luz do acordo ortográfico) deverei escrever "setuagésima"?

Gabriel Mario Psicólogo Wilde, Argentina 6K

Como se diz em português? «Resposta/atitude ameaçante» ou «ameaçadora»? «Resposta/atitude intimidante» ou «intimidatória»? «Reagiu de forma insultante» ou «insultuosa»? Ambas as formas são aceitas em cada exemplo?

Obrigado de antemão pela ajuda dispensada.

Luis Vieira Rente Professor aposentado Seia, Portugal 2K

Como se designam os naturais de Carnicães (concelho de Trancoso, distrito da Guarda)?

Ângelo Vaz Engº Barreiro, Portugal 3K

Nomeadamente a nível da culinária / alimentação, é corrente dizerem, por exemplo, «... vai ao forno por 30 minutos...», em vez de «... vai ao forno durante 30 minutos…».

Estão ambas as situações igualmente certas, ou não?!

Obrigado.

Célia Arruda Professora Caldas da Rainha, Portugal 2K

Na frase «O João magoou-se», o verbo é transitivo ou intransitivo?

Luísa Correia Professora Oliveira do Hospital, Portugal 2K

Qual a função sintática desempenhada pelo constituinte «do Paço» na frase: «Todos os apoiantes do Mestre se reuniram na sala do Paço»?

O manual adotado apresenta-o na correção como sendo um modificador do nome restritivo. Dúvida minha: não poderá ser complemento do nome, dado que estabelece uma relação de parte-todo?

Agradeço o vosso esclarecimento.

Marília Esteves Estudante Porto, Portugal 8K

Como distinguir claramente o complemento do adjetivo introduzido pela preposição por do complemento agente da passiva em orações participiais sem o verbo auxiliar (ser) expresso?

Considerando, por exemplo, as frases:

i) «Cresci acompanhado por uma frase silenciosa.»

ii) «Segundo a cronologia feita por Pessoa, Alberto Caeiro nasceu em 16 de abril de 1889, em Lisboa.»

iii) «A poesia de Pessoa mostra-nos sujeitos dilacerados pela angústia de se sentirem conscientes da sua consciência.»

iv) «A poesia de Caeiro anula o núcleo metafísico do universo poético pessoano, obsessivamente dominado pela ausência de sentido que vê em tudo.»

Diria que na frase i) o constituinte iniciado por por constitui um complemento do adjetivo, mas, relativamente às restantes, tenho reservas.

A minha grande dúvida reside no facto de, nas construções passivas participiais, o verbo principal no particípio se assemelhar a um adjetivo, pelo que o segmento que se lhe segue, embora semanticamente possa sugerir o agente da ação, funciona sintaticamente como complemento do adjetivo. Como se pode identificar inequivocamente cada um dos complementos?

Agradeço, desde já, a atenção dedicada à minha questão.