Os adjetivos ameaçador, insultuoso, intimidante e intimidatório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os adjetivos ameaçador, insultuoso, intimidante e intimidatório

Como se diz em português? «Resposta/atitude ameaçante» ou «ameaçadora»? «Resposta/atitude intimidante» ou «intimidatória»? «Reagiu de forma insultante» ou «insultuosa»? Ambas as formas são aceitas em cada exemplo?

Obrigado de antemão pela ajuda dispensada.

Gabriel Mario Psicólogo Wilde, Argentina 328

Apesar de todos os adjetivos em questão estarem corretos, empregam-se preferencialmente os adjetivos ameaçador e insultuoso. As combinações mais correntes são, portanto, «resposta/atitude ameaçadora» e «resposta/atitude insultuosa».

Excetuam-se os adjetivos intimidante e intimidatório, que se combinam de modo semelhante aos nomes em questão, formando sintagmas que não são exatamente sinónimos:

(1) «Resposta/atitude intimidatória» – que tem a intenção de intimidar;

(2) Resposta/atitude intimidante – que intimida.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo