Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Alexandre Melo de Oliveira professor Brasil 22K

Há tempos que consulto este "site", que tem prestado relevantes serviços a todos os que se interessam pela Língua Portuguesa.

Sou licenciado em língua portuguesa e em língua inglesa. E atualmente leciono inglês. Mas tenho-me dedicado com afinco ao estudo da minha língua materna, que é o português.

Bem, num dos manuais de "erros" de português daqui do Brasil, o Autor condenava o emprego da preposição "para" com o locativo "aqui", dizendo que o certo seria "para cá" e "para lá", e não "para aqui" e "para ali".

Mas sucede que na língua corrente não distinguimos o "aqui" do "cá". São sinônimos e intercambiáveis quanto ao emprego. Gostaria de saber como é a norma aí em Portugual e se esta "regra" não foi formulada "a priori", sem se basear nos "fatos da língua". Agradeço desde já a atenção dispensada.

Longa Vida ao "Ciberdúvidas"!

Ana Almeida professora Brasil 4K

Gostaria de saber se na frase "Comentou-se muito a respeito do assunto", o verbo comentar é transitivo indireto e se o objeto indireto é a respeito do assunto.

Grata pela atenção.

Cordialmente.

Lurdes F. Sintra, Portugal 10K

Será Serra da Estrela ou serra da Estrela (com inicial minúscula a serra)?

Muito obrigada.

Joe Ripley 7K

O que é "right of set-off" em Português? Por exemplo, "direito de compensação"?

James Giangola 5K

"Não poderá tratar de quaisquer dos tópicos citados em seu requerimento..." este exemplo apresenta o uso do indefinido "qualquer" como Item de Polaridade Negativa (IPN), como se chama na área da Linguística Cognitiva. Não por coincidência, lembra o uso de outro IPN, "algum(a)" indefinido também aceito como sinónimo de "nenhum(a)" quando o contexto já é estabelecido como negativo, por exemplo na frase "NÃO vejo forma ALGUMA de...", em lugar de "não vejo nenhuma forma de..." (com inversão do substantivo e do adjetivo, no caso).

Parece-me provável que exista (ou que já existiu na história da língua) uma relação entre "qualquer" e "algum" como IPNs. (1) Os dois são indefinidos; (2) aos dois faltam morfologia típica de formas tipicamente negativas; (3) o significado básico, usual dos dois é afirmativo; e (4) os padrões estabelecidos pelo uso permitem que os dois apareçam em contextos obviamente negativos.

Tudo isto leva a crer que a relação entre "algum" e "qualquer" não é completamente por acaso, embora seja um vestígio de um processo que já não é mais produtivo em português.

Outros Itens de Polaridade Negativa em português, mas no nível da locução:

"ter um tostão" (no sentido de estar sem dinheiro),

"ter onde cair morto" (= ser pobre) ,

"saber fazer um 'o' com um copo" (= ser burro),

"juntar lê com crê" (idem).

Como "qualquer" e "algum", estas locuções recebem um sentido especial em contextos negativos.

Às vezes na prática, no ato de falar, manifestam-se processos linguísticos e cognitivos (como o da analogia) que os dicionários e as gramáticas populares nem sempre levam em conta. É através desses processos que se explicam os fenómenos linguísticos, quer "corretos" (entre aspas!) quer não.

Manoel Cavalcanti Neto Brasil 19K

No "site" www.gastronomias.com.pt encontrei uma receita de bacalhau com natas. A minha dúvida é se as natas se referem ao creme de leite (como no Brasil) ou à camada gordurosa que fica sobre o leite após a fervura e posteriormente é salgada para uma melhor conservação?

Pedro Lima 8K

Gostaria de saber o que significa esta expressão.

Ele está a marcar passo. A marcar passo no mercado.

Juracy Costa Filho jornalista Salvador, Brasil 2K

Está errada a frase "Se não demiti-las , agirá erradamente."? O certo seria "não as demitir", apenas porque a palavra não obrigatoriamente causa a atração?

José Armando Costa Brasil 41K

Existe um movimento de jovens católicos denominado «Segue-me». Um amigo nosso entende que o correto seria «Siga-me». Responda-me, por favor, qual a denominação correta. Grato.

Creusa Brigatti tradutora técnica Brasil 262K

Quaisquer é o plural de qualquer, mas qual a forma correta de usar essa palavra? Pode me dar exemplos?

Na frase: Qualquer um dos três equipamentos pode ser utilizado.

Está correta, ou deveria usar "quaisquer"?