DÚVIDAS

Pagado

Prestei um concurso sendo que o edital versava a respeito de verbo o seguinte: CONJUGAÇÃO DE VERBO. Pois bem, na prova caiu a questão:
indique o verbo no particípio que está em desuso, sendo que a resposta era pagado. Ora! Se o edital versava sobre conjugação de verbo, e pelo que sei o verbo conjuga-se através da flexão de pessoa, número, tempo, modo e voz, não podia sair atualidades de verbo ou comentários a respeito de verbo sendo que uso e desuso não consta na NGB. Pode essa questão ser anulada?

Resposta

Em primeiro lugar, a forma pagado realmente está em desuso. Utiliza-se pago como particípio passado do verbo pagar.

Em segundo, o particípio passado faz parte da conjugação de qualquer verbo, e a existência de formas irregulares constitui informação importante para o conhecimento da língua.

Por fim, se a pergunta do concurso pode (ou não) ser anulada pelo facto de ter incidido sobre «actualidades de verbo», é uma questão a ser discutida entre advogados e juizes - e não entre gramáticos e amantes da língua.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa