O correto é: velocidade na pista ou velocidade da pista?
Sou brasileira e moro no interior do estado do Espírito Santo. Estudo Letras/Português na Universidade Federal do meu estado e estou com dificuldades.
Gostaria de saber se é possível me ajudar ou indicar onde posso conseguir como se deram as transformações do Latim Clássico via Latim vulgar até o Português das seguintes palavras:
Agradeço qualquer ajuda. Nossa biblioteca infelizmente dispõe de poucos livros nessa área.
Gostaria de saber qual a origem e significado da palavra viana. Não em associação com o distrito de Viana do Castelo. Apenas como palavra como originou?
Reconhecido.
Em diversas fontes consultadas encontro Laos e Laus (para o nome do país Rep. de Laus). No Prontuário Ortográfico Moderno, ed. 1997, encontro mesmo a informação seguinte: "O nome do país é Laus e um seu habitante chama-se lau. "Laos" e "laociano" são formas erradas, copiadas do francês Laos e laotien".
Por outro lado, encontro, quer no Pront. ortográfico da língua portuguesa de M. Bergstrom e N. Reis, quer no Dicionário enciclopédico de J. Pedro Machado a indicação de Laos como correcta.
Por me parecer bastante plausível o apotuguesamento referido na obra citada em primeiro lugar, agradecia os vossos comentários.
Existe a palavra "possessividade" em português? Se não, qual o termo para traduzir "possessiveness"?
A palavra convescote é a portuguesa para pic-nic ou piquenique? Li, mas já não sei localizar onde, que esta seria a forma vernacular, actualmente já caída em desuso.
Gostaria de saber mais sobre o português falado no arquipélago de São Tomé e Príncipe.
Li que é muito interessante por ter muitas palavras e construções já desusadas em Portugal.
É verdade que todos são-tomenses falam português? Então é o país africano com a maior porcentagem de falantes de português, não é?
Obrigado.
Supondo a criação de uma fábrica de gelo(s), ela deve ser chamada de "Gelos Pereira" ou de "Gelo Pereira"? Deve-se usar "gelos" por haver gelo triturado, gelo em cubo, gelo em barra, etc. ou usar "gelo" porque em todos os casos trata-se de água em estado sólido, cristalizada no sistema hexagonal?
Tendo em conta as frases "D. Afonso Henriques lutou contra os Mouros.", "Eu acredito em milagres.", "Ele assistiu à festa." e "O filho obedece ao pai.", gostaria que determinassem a função sintáctica de "contra os Mouros", "em milagres", "à festa" e "ao pai".
Já agora, se possível, far-me-iam um grande favor se determinassem a função sintáctica de "contra Romanos", na frase latina "Duces contra Romanos pugnauere.". Mais uma vez, muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações