Gostaria de saber se a palavra boleto existe para a língua portuguesa, pois não a encontrei em nenhum dicionário.
Qual das seguintes expressões está correcta:
“Os teus textos estão muito melhor” ou “Os teus textos estão muito melhores”?
Sou professora, frequento uma acção de formação no IPG e gostava de colocar a seguinte dúvida: no "Sermão da Sexagésima" do Padre António Vieira, capítulo I, por que aparece a palavra "hão-lhes" em vez de "hão-de-lhes"?
Sou portuguesa, mas traduzo para o português do Brasil há três anos e fico por vezes baralhada com as palavras que têm "c" antes do "ç". O que pude perceber é que, pelo menos quando é no meio da frase, a pronúncia da vogal passa a um som aberto quando é sucedido do "c" (direcção e relação, por exemplo). No entanto, o mesmo não acontece quando é no início da palavra, como por exemplo "actividade". O mesmo acontece com praticar e prática, onde a pronúncia das palavras obviamente não altera a grafia.
Gostaria de saber qual é a regra para o emprego do "c".
Muito obrigada desde já e parabéns pelo vosso trabalho!
Não fiquei esclarecida com a resposta de 6/07/01 ("Há que"), pois o verbete do verbo haver no Aurélio diz:
haver 12. Haver meio de; ser possível: "E lá se vão [os bois]; não há mais contê-los ou alcançá-los." (Euclides da Cunha, Os Sertões, p. 128); "Não há entender mulheres, Sr. Aires Ruivo" (Tristão da Cunha, Histórias do Bem e do Mal, p. 79).
Gostaria de saber se todos os verbos que possuem ênclise são acentuados, ou se só em alguns casos são por que em outros casos não.
Gostava de saber se se pode dizer chaparro, se a palavra existe e/ou se é correcto seu emprego.
Obrigada.
1 – Como se forma o plural de:
médico legal
criado mudo
Explique.
2 – Como é o aumentativo pejorativo de sabido?
O que vocês acham dessa regra de concordância verbal?
“Quando ao núcleo do sujeito se juntarem dois ou mais substantivos que possam dar idéia de desdobramento do substantivo, o verbo vai para o plural.”
Ex.: A chama do fogão e do forno apagaram-se repentinamente.
A casa de meus pais e de meu avós continuam intactas.
Fiquei em dúvida quanto ao uso do plural ou do singular.
A autora aponta esse caso para a concordância do verbo com o sentido do sujeito.
Daí a questão.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações