Depois da resposta do Ciberdúvidas e das declarações do subdirector-geral da Saúde, as minhas dúvidas aumentaram. Antraz é ou não é carbúnculo?
São enfermidades diferentes?
Obrigado a José Neves Henriques pela resposta à minha pergunta Beijei-a/ ficou. Ainda estou, porém, com uma dúvida sobre o modo dos verbos em orações que seguem a locução conjuntiva «de tal maneira que» que expressam finalidade e equivalem a «da maneira adequada para que». Repito os exemplos com mais uns exemplos tirados da literatura.
1. [frase errada] «Eu beijei-a de tal maneira que ela ficasse com raiva.» (Eu beijei-a de maneira adequada para que ela ficasse com raiva).
2. [frase formada por José Neves Henriques] «Eu a beijaria de tal maneira, que ela ficasse com raiva.»
3. [Tradução do Romance, “A insustentável leveza do ser”, p. 15] «Esforçava-se, portanto, cuidadosamente para organizar seu sistema de vida de maneira tal que nenhuma mulher jamais viesse se instalar com mala em sua casa.»
4. [“Madona por Rubem Fonseca” em “A coleira do cão”, p. 131] «Primeiro passo: mudar de mesa, ir conversar com alguém numa outra colocada em tal posição que a moça, para me ver, tivesse que virar o rosto ligeiramente.»
5. [A revista "Veja"] «A primeira prorroga o mandato dos prefeitos em dois anos, de tal modo que todas as eleições majoritárias coincidam no calendário, em 1998.»
6. [“Gabriela” por Jorge Amado, p. 389] «Para o restaurante teria de contratar duas ou três ajudantes de cozinheira, de tal forma que Gabriela ali aparecesse como senhora e dona, apenas dirigindo e temperando.»
Acho que o exemplo 6. tem a mesma forma que o exemplo 2., com o verbo da oração principal em condicional e o verbo da oração subordinada em conjuntivo. Acho que exemplos 3., 4. e 5. têm a mesma forma que 1. (O verbo da oração principal em indicativo e o verbo da oração subordinada em conjuntivo). Estou errado? O que governa o modo conjuntivo nestas frases?
Depois de todas as opiniões, doutas, que os senhores já emitiram, subsiste-me uma dúvida.
O que é que significa, na língua portuguesa, a expressão «soror»? É mais uma forma, possível, de tratamento devido às freiras?
Exemplos:
Grande Dicionário da Língua Portuguesa, José Pedro Machado, Sociedade de Língua Portuguesa, Amigos do Livro, 1981, Tomo XI, SART a TIMA:
«Soror, s. f. Forma alatinada, equivalente a irmã. || O tratamento usual das freiras. || Pl.: sorores (ô).
A conhecida obra literária portuguesa Cartas Portuguesas (Lettres Portugaises), escrita na França por Soror Mariana Alcoforado.»
Em resposta recente, encontrei exemplo de adjunto adv. de modo para classificar a palavra "apressado" em: "Ele partiu apressado". Sempre entendi que o adj. adverbial é invariável: ora, se a expressão "apressado" funciona como adjunto adverbial de modo, cf. a resposta, a oração no plural seria: "eles partiram apressado".
Use-se o verbo sair em vez de partir e obteremos um predicativo do sujeito.
Examine-se esta frase:
"Na Bíblia, o que era, o que é e o que virá é descrito com sabedoria".
Está correta a concordância?
Obrigado.
Sou estudante universitária e vou fazer um trabalho sobre versificação e gostaria de saber onde posso encontrar especificamente a versificação de "O Corvo" de Edgar Allan Poe.
Estamos fazendo um trabalho de literatura e precisamos relacionar o modernismo com o trovadorismo, tomando por base o livro “A Hora da Estrela” de Clarisse Lispector e as novelas de cavalaria. Queremos uma opinião sobre a relação entre personagens, o ambiente, o conteúdo e enredo, e, principalmente, sobre a forma como são narradas essas histórias, dando enfoque à metalinguagem do livro “A Hora da Estrela”.
O que é importante saber acerca de "Castro" de António Ferreira?
Há os substantivos "presidente", comum de dois gêneros, e "presidenta", feminino. Entendo que posso usar ambos para designar o cargo de uma mulher, certo? Porém, se eu usar um substantivo feminino antes, seria apenas correto o emprego de "presidenta"? A dúvida advém de observar em tribunais o uso de "juíza presidente".
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações