DÚVIDAS

«De tal maneira que»

Obrigado a José Neves Henriques pela resposta à minha pergunta Beijei-a/ ficou. Ainda estou, porém, com uma dúvida sobre o modo dos verbos em orações que seguem a locução conjuntiva «de tal maneira que» que expressam finalidade e equivalem a «da maneira adequada para que». Repito os exemplos com mais uns exemplos tirados da literatura.
1. [frase errada] «Eu beijei-a de tal maneira que ela ficasse com raiva.» (Eu beijei-a de maneira adequada para que ela ficasse com raiva).
2. [frase formada por José Neves Henriques] «Eu a beijaria de tal maneira, que ela ficasse com raiva.»
3. [Tradução do Romance, “A insustentável leveza do ser”, p. 15] «Esforçava-se, portanto, cuidadosamente para organizar seu sistema de vida de maneira tal que nenhuma mulher jamais viesse se instalar com mala em sua casa.»
4. [“Madona por Rubem Fonseca” em “A coleira do cão”, p. 131] «Primeiro passo: mudar de mesa, ir conversar com alguém numa outra colocada em tal posição que a moça, para me ver, tivesse que virar o rosto ligeiramente.»
5. [A revista "Veja"] «A primeira prorroga o mandato dos prefeitos em dois anos, de tal modo que todas as eleições majoritárias coincidam no calendário, em 1998.»
6. [“Gabriela” por Jorge Amado, p. 389] «Para o restaurante teria de contratar duas ou três ajudantes de cozinheira, de tal forma que Gabriela ali aparecesse como senhora e dona, apenas dirigindo e temperando.»
Acho que o exemplo 6. tem a mesma forma que o exemplo 2., com o verbo da oração principal em condicional e o verbo da oração subordinada em conjuntivo. Acho que exemplos 3., 4. e 5. têm a mesma forma que 1. (O verbo da oração principal em indicativo e o verbo da oração subordinada em conjuntivo). Estou errado? O que governa o modo conjuntivo nestas frases?

Resposta

Antes de responder à dúvida, vejamos o seguinte acerca de «de tal maneira que»:
a) Não é uma locução conjuntiva.
b) Não expressa finalidade.
c) Não equivale a «de maneira adequada para que».
Eis a resposta:
Vejamos, então, «de tal maneira que»:
Este que é uma conjunção subordinativa consecutiva – intruduz uma oração subordinada consecutiva.
A expressão de tal maneira pertence à oração subordinante. É uma expressão a que se liga a oração subordinada por meio da conjunção que. Vejamos a seguinte frase:
(a) «Ela canta de tal maneira, que atrai toda a gente.»
A maneira como ela canta tem uma consequência: atrai toda a gente.
Temos aqui uma consequência certa, verdadeira, real, porque o verbo está no modo indicativo (atrai), que é o modo da realidade, da certeza.
Vejamos agora a frase da consulta:
(b) «Eu beijei-a de tal maneira, que ela ficasse com raiva.»
A maneira como eu beijei, possivelmente tem uma consequência:
A segunda oração indica essa consequência, mas não certa, verdadeira, real, porque o verbo está no modo conjuntivo, que é o modo da não certeza, daquilo que pode ser ou não ser real, certo. Isto é, ele beijou-a de tal maneira que ela podia ficar com raiva. Mas ficou? Não sabemos. Ele beijou-a para que a consequência fosse essa.
A consequência seria real, certa, verdadeira, se o verbo estivesse no modo indicativo – o modo da realidade:
(c) «Eu beijei-a de tal maneira, que ela ficou com raiva.»
A frase 6. tem, realmente, a mesma construção da frase 2., em que os verbos estão empregados em igualdade sintáctica.
E as frases 3., 4. e 5. têm a mesma forma sintáctica que a frase 1. Em todas elas, a oração consecutiva indica factos não absolutamente reais.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa