Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Suely Keila Brasil 4K

O que é a sinopse de uma obra ou texto?

A. M. Souto Portugal 5K

Ultimamente tem havido muitas dúvidas sobre gentílicos. Hoje sou eu!
Os naturais da Hispália serão:
Hispalienses, como vi referido?
Hispalianos? (Se há espartanos, p. ex.)
Hispalenses, como já vi escrito?
Ou ...?
Muito agradecido pelo esclarecimento e lição.

Patrícia Teixeira Estudante do ensino secundário Portugal 4K

Gostaria de saber quais são os momentos de retardamento e de progressão em Frei Luís de Sousa.

Larissa de Oliveira Sena Brasil 12K

O que significa estrofe?

Simone Barra Brasil 30K

Tenho tido enorme dificuldade em achar um dicionário de quimbundo. Por isso, busco na Internet alguma ajuda. Há dias, encontrei um "site" onde li que a palavra "bunda", em quimbundo, significa «uma maneira estropiada de se exprimir». Isto está correto?

Inácio Steinhardt Israel 8K

Qual o significado da abreviatura "D. e A", na frase: "requere-se a V. E.ª que, D. e A., se digne ordenar a citação da Ré"?
Obrigado.

Ângelo Rubim Gonçalves Brasil 5K

Qual o significado da palavra dilastério? («... busca resultados que alcancem o maior número de pessoas no maior dilastério de tempo.») BITTAR, Eduardo C.B. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas. 2002. pág. 35.

João Barros Portugal 9K

"Souflé", "suflé" ou "soufflé"? O dicionário da Porto Editora apresenta as duas últimas formas como aceites. São estas, realmente, as que se devem usar?
Obrigado por existirem.

Ana Marques Ribeiro Portugal 18K

Vejo frequentemente, em livros de cânticos ou de oração católicos, a utilização indiferenciada das duas formas, por vezes na mesma página. Outras vezes surge a primeira forma. Por exemplo: «Louvai ao Senhor no alto dos Céus», seguindo-se imediatamente abaixo: «Louvai-O no alto firmamento». O que é uma incoerência: dever-se-ia escrever no segundo caso «Louvai-Lhe no alto firmamento», pois a preposição "a" antecede um complemento indirecto. Isso é, no entanto, manifestamente um erro e nunca o vi escrito. Tenho defendido acerrimamente que se tem de (tem que?) dizer «Louvai o Senhor», se queremos falar e escrever correctamente a nossa língua. Tenho razão?

Sílvia Regina Brasil 48K

Quando utilizar desde ou depois?
Qual a maneira correta? «Eu vivo na França desde cinco anos» ou «Eu vivo na França depois de cinco anos» ou «Eu vivo na França fazem cinco anos»? Quais as situações em que posso utilizar »desde», «depois», «jà fazem...», segundo os exemplos acima referidos?