DÚVIDAS

Dilatório (e não "dilastério”)

Qual o significado da palavra dilastério? («... busca resultados que alcancem o maior número de pessoas no maior dilastério de tempo.») BITTAR, Eduardo C.B. Curso de Filosofia do Direito. São Paulo: Atlas. 2002. pág. 35.

Resposta

Esta palavra não aparece registada em nenhum dicionário consultado por mim: nem no da Academia das Ciências de Lisboa, nem no Houaiss, nem no Aurélio, nem no dicionário de língua portuguesa da Encyclopaedia Britannica (3 volumes). O Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa tão-pouco se refere a ela. Neste, aparece "dilatório", forma mais próxima. Pesquisei também sem sucesso, na categoria "Tempo", no Dicionário Analógico da Língua Portuguesa, de Francisco Ferreira dos Santos Azevedo, e no Vocabulário Analógico, de Firmino Costa. Como este foi editado no início da década de 30 do século passado, imaginei que talvez pudesse registar tal palavra, que se poderia ter arcaizado. Sem resultado.

É provável que estejamos perante um erro e que a forma correcta seja dilatório ( há uma variante não sancionada, "delatório"). A etimologia é latina "dilatorìus, a, um" «que é feito para retardar o início ou andamento de um processo». No Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa aparecem os seguintes exemplos: «prazo dilatório, procedimento dilatório, manobras dilatórias».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa