DÚVIDAS

O uso do desde, do depois, do e do faz

Quando utilizar desde ou depois?
Qual a maneira correta? «Eu vivo na França desde cinco anos» ou «Eu vivo na França depois de cinco anos» ou «Eu vivo na França fazem cinco anos»? Quais as situações em que posso utilizar »desde», «depois», «jà fazem...», segundo os exemplos acima referidos?

Resposta

Pela forma como escreve a pergunta, quase garanto que «viveu em França desde os cinco anos». Esta é uma pergunta de alguém que, se não é francófono, é pelo menos bilingue e domina bem o Francês, já que "depuis" e "dès que" são usados em Francês mais ou menos nos mesmos contextos semânticos e nem sempre correspondem ao depois e ao desde do Português, causando por isso alguma confusão.
A resposta correcta é «eu vivo em França desde os cinco anos». Ou: «eu vivo em França faz (e não fazem) cinco anos». Porém, estas frases têm significados diferentes: a primeira significa que «eu vivo em França desde que tinha cinco anos de idade»; e a segunda significa «há cinco anos que vivo em França». Poderá também optar por: «ele viveu em França depois dos cinco anos». Mas, neste caso, a frase significa o mesmo que a primeira (desde os cinco anos de idade e só depois dessa altura é que ele viveu em França).
A primeira frase que exemplifica («eu vivo em França desde cinco anos») está incorrecta: só pode utilizar desde, se a este se seguir uma oração (um sintagma nominal e um sintagma verbal, pelo menos). A segunda («eu vivo em França depois de cinco anos») só está correcta se for completada. Por exemplo: «eu vivo em França depois de [ter vivido] cinco anos no Canadá».
Resumindo, pode utilizar desde, depois, e faz nas seguintes situações:
Desde + Sintagma Nominal – exemplo: «Vivo em França desde os cinco anos».
Desde que + Frase/Oração – exemplo: «Vivo em França desde que tinha cinco anos».
Depois + de + Sintagma Nominal/Frase – exemplo: «Vivi em França depois dos cinco anos/depois de ter feito cinco anos».
Há + Sintagma Nominal - exemplo: «Vivo em França há cinco anos».
Faz + Sintagma Nominal - exemplo: «Vivo em França faz cinco anos».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa