Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rui Pereira Portugal 3K

Clara Pinto Correia escreveu um livro, "Adeus, Princesa", no qual utiliza a expressão «Oitos com pernas de nove». Ex.: «Fazes oitos com pernas de nove».
Gostaria de saber o significado desta expressão.
Grato antecipadamente.

Filinto Capela Lisboa, Portugal 4K

Li a resposta a uma pergunta feita pelo sr. Armando Dias, em Fevereiro, na qual se explica que a sílaba tónica das palavras "possamos, façamos e saiamos" é a 2.ª a contar do fim e não a 1.ª a contar do início como acontece com todas as formas do presente do conjuntivo. A explicação pareceu-me boa, no entanto depois verifiquei que na 2.ª pessoa do plural isso não acontece: a sílaba acentuada é sempre a última (possais, tragais, saiais, chegueis, etc.). Porquê?
Obrigado.

Manuel da Costa Portugal 8K

Eu costumo dizer «/sequestro/» e «/ecuestre/».Como se devem pronunciar estas duas palavras?
Dizem-me que se pode também dizer «/equestre/».
Poderão tirar-me esta dúvida?
Obrigado.

Paulo Alexandre Santos Silva Portugal 5K

Como se designa, em português, o adepto das filosofias de João Escoto, filósofo irlandês? Escotista? Escoteiro? Escoteiro é o adepto do movimento internacional preconizado por Robert Baden-Powell. Sendo assim, temos uma palavra homógrafa, homófona, homónima, ou parónima?

Ana Oliveira Estudante Portugal 5K

Gostaria de saber, por favor, se se pode utilizar a expressão «estava completamente abstraído», ao invés de «estava completamente abstracto».

C. de Moura Portugal 2K

Qual é a forma mais correcta, ou estão as duas correctas?

«Agradecemos que me contacte ou ao Roger X» ou «agradecemos que entre em contacto comigo ou com o Roger X»?

José Nunes Curado Portugal 8K

Há cerca de um ano enviei para o Exm.º Sr. Dr. José Pedro Machado (ao cuidado do "Diário de Notícias") uma carta em que colocava uma questão referente ao vocábulo "desacelerar".
Entretanto, a rubrica onde o Dr. Pedro Machado respondia às questões colocadas deixou de ser publicada, sem que fosse esclarecida a minha dúvida.
Assim, tomo a liberdade de recolocar a questão, transcrevendo parte da citada carta.
«... O ponto substantivo desta carta, porém, prende-se com o registo do termo desacelerar que, segundo penso, pela primeira vez, teve acolhimento num dicionário de língua portuguesa, e, lamentavelmente, logo no da Academia, recentemente publicado.
«Se a aceleração é a variação de velocidade (variação positiva ou negativa) por unidade de tempo, o termo desacelerar, a ser criado, só poderá significar a não variação de velocidade, isto é, a sua manutenção. Assim sendo, não me parece que seja legítimo criar neologismos (ainda por cima não necessários) que, de acordo com as regras de formação de termos na nossa língua, venham a significar exactamente o contrário da ideia que se deseja expressar.
É acerca deste assunto que desejo conhecer a posição de V. Ex.ª. (…)».

Ermelinda Almeida Portugal 9K

Gostaria de saber qual a acção que deve ocorrer em primeiro lugar na situação descrita pela seguinte frase: «(...), salvo decisão em contrário do conselho pedagógico, precedendo parecer do conselho de turma.»
O transcrito foi retirado do Art.º 22.º da Lei n.º 30/2002 de 20 de Dezembro.
Obrigada.

Ciberdúvidas 8K

Como a nossa consultora Maria Regina Rocha tinha prometido, aqui está a sua investigação suplementar sobre a origem e o significado da expressão Saco azul.

Ari Turrer Brasil 12K

No período abaixo, o verbo "começa" está no singular por ser seu sujeito a palavra "Polo" (modelo de carro), ou há um erro de atração?
O sujeito deste verbo não seria "os primeiros protótipos"?
"Os primeiros protótipos do Pólo, que começa a ser fabricado no começo do ano, em São Bernardo do Campo, estão rodando em campo aberto e quase sem camuflagem".
Obrigado.