Irrita-me ouvir dizer na televisão que «o suspeito foi presente a Tribunal». Não devia ser «foi apresentado»? Não se trata mesmo de «apresentar» o suspeito às autoridades do Tribunal? De onde vem o «foi presente»?
À pergunta da nossa consulente Vitália Rodrigues sobre a hifenização das palavras cônsul-geral e consulado-geral a consultora do Ciberdúvidas Regina Rocha respondeu de forma um pouco diferente do nosso consultor Rui Gouveia. Por isso, resolvemos colocar também em linha a resposta que nos enviou.
Ciberdúvidas
Inequivocamente as palavras cônsul-geral e consulado-geral grafam-se com hífen. Mas, porque insistentemente, mesmo em sítios oficiais, estas duas palavras aparecem escritas como palavras autónomas, gostaria que me esclarecessem se tenho ou não razão, para que eu possa esclarecer alguns diplomatas que, apesar de avisados, insistem em deixar a Língua Portuguesa ao critério de cada freguês, apesar de nos seus discursos jurarem a pés juntos que a promovem e defendem.
Gostaria que me informassem sobre o significado e origem do apelido Marques.
Muito obrigado pela vossa atenção.
A expressão inglesa “stranded oil” pode-se traduzir como petróleo varado (que chegou à praia em resultado de derrame)?
Num conceito mais abrangente, o que se pretende dizer com a expressão "diligência própria de um bom chefe de família"?
Acrescento que é uma expressão que, com alguma frequência, é utilizada pelos magistrados nas suas sentenças, mas que agora não consegui encontrar.
A palavra é proparoxítona (como no Brasil: cânabis), paroxítona ou oxítona em Portugal? Encontro-a sempre grafada como oxítona, ou seja, sem acento em documentos portugueses. Levando-se em conta a sua etimologia deveria ser cânabis ou cánabis...
Penso que a forma correcta é "biossanitário". Poderão confirmar-me?
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações