Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luís Santos Professor Évora, Portugal 3K

Continuo a julgar existente o termo “esparça(s)”, conquanto não o tenha encontrado no dicionário... «Embora poucas, conhecem-se, felizmente, algumas acções, “esparças” no tempo...»

Isabel Pereira Portugal 12K

O distribucionalismo enquanto corrente linguística apresenta que pressupostos teóricos? Confunde-se com a linguística distribucional?

Birame D. Dieng França 122K

Quais são os pronomes pessoais átonos/tónicos?
Como fazer a diferença entre o pronome pessoal átono e o pronome pessoal tónico? Quais os livros gramaticais que tratam particularmente dos pronomes pessoais (sujeito, reflexo, complemento de objecto directo, complemento de objecto indirecto)? Agradeço antecipadamente.

Francisco Gonçalves Braga, Portugal 8K

Em primeiro lugar os meus parabéns pela qualidade do vosso serviço de apoio à língua portuguesa.
A minha pergunta refere-se ao seguinte: na RTP1 [Portugal)], fez-se um inquérito de rua perguntando se se escrevia “maçapão” com “ç” ou “massapão” com “ss”. A resposta final foi que se escrevia com “ç” e que a segunda hipótese não existia. No entanto eu tenho dois dicionários, o do José Pedro Machado e o da Texto Editora, que apresentam as duas entradas, embora não dê para perceber se “maçapão” = “massapão”, ou se são palavras homófonas correspondentes a duas especialidades gastronómicas diferentes.

Manuel Ventura da Costa Portugal 19K

Gostaria de saber como se deve escrever: “espécime”, “espécimes” ou “espécimen” “espécimens” ou “espécimenes”.
Muito obrigado.

João Guerreiro Faro, Portugal 11K

Na elaboração do programa de um seminário, em cuja organização colaboro, surgiu a dúvida sobre se deveríamos escrever «9.00 horas – recepção aos participantes» ou «9.00 horas – recepção dos participantes».
Agradeço o vosso esclarecimento.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 3K

1. A aplicação em Portugal da nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) mantém-se tema freq[ü]ente nas perguntas que nos fazem. Neste âmbito, sugerimos a leitura das respostas Advérbio adjunto ou disjunto?, As orações pequenas na análise sintáctica e Os complementos e os modificadores restritivos do nome.

2. Para os que se interessam mais pelos aspectos histórico-culturais da língua, propomos Nomes de bebidas com café em Portugal e O significado e a origem da expressão «tratos de polé». Sobre o que se pode ou não dizer e escrever (por exemplo, criação de palavras, combinação de formas verbais e pronominais), recomendamos A combinação de pronomes átonos e Pó de talco. E temos ainda o Pelourinho, a explicar que homens-a-dias é melhor do que ”maridos-a-dias”.

3. Já agora, pedimos mais uma vez aos nossos consulentes que não nos enviem perguntas do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa, a decorrer em Portugal, porque não podemos favorecer os concorrentes que nos procuram. Gostaríamos também de fazer mais um pedido: não nos enviem a mesma pergunta dias seguidos, porque não temos meios para evitar uma escusada duplicação de respostas por reencaminhamento para consultores diferentes.

4. Lembramos entretanto que o Ciberdúvidas continua a desenvolver a sua colaboração com a RDP, a rádio pública portuguesa. Além de manter o programa Páginas de Português, emitido todos os sábados às 13h30 (hora portuguesa) pela Antena 2, terá proximamente duas novas rubricas, uma na RDP África e outra, já a partir da próxima segunda-feira, dia 20, na Antena 1, com o título O Jogo da Língua. Esta rubrica, que irá para o ar de segunda a sexta-feira depois das 15 horas, é, como o nome indica, um jogo com perguntas múltiplas sobre dificuldades e curiosidades da Língua Portuguesa, com respostas dos ouvintes e um esclarecimento posterior a cargo da professora universitária Margarita Correia.

5. Ficamos a aguardar mais perguntas. Boa semana.

Gil Costa Portugal 32K

Para esta vou precisar da vossa ajuda, pois trata-se da doutora Clara Pinto Correia (de quem sou admirador): então não é que defendeu avespadamente "organigrama" no "24horas"?! (3/02/2006).
Alguém pode dar-lhe uma liçãozinha (sobre dicionários e grego) e convencê-la a dizer "organograma"?
É necessária uma forte rectificação, bem publicitada, dado que o erro vinha em contracapa e... vindo da Clara....
Que acham: vale a pena salvarmos "organograma" deste ataque ou aguentamos "organigrama" por aí mais 30 ou 40 anos?

Augusta Nunes Portugal 59K

Gostaria de saber a diferença entre:
– Pseudónimo
– Ortónimo
– Heterónimo
Muito obrigado.

José Aguiar Portugal 4K

Por vezes surgem-me construções de palavras para enquadrar um conceito que, suponho, conheço de outras línguas. “Imediacia”: algo que está para acontecer quase imediatamente e durante os tempos mais próximos. Existe? Uma consulta rápida aos colegas à volta não trouxe nem conhecimento da expressão nem alternativa.