Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Miguel Marques Portugal 14K

A expressão "cabeça de alho xoxo" escreve-se:

"alho-xoxo"
ou "alho choxo"
ou "alho chocho"

Ou de outra forma?

Luís Silva Portugal 5K

«Encontro de Tunas da Universidade de Aveiro.»
Ao ver este título, o que é que podemos concluir? Que as tunas são da U.A. ou que o Encontro é que é da U.A.? Podendo assim estar presentes tunas de outros pontos do país?... Ou estarão as duas interpretações correctas?

Isabel Leitão Engenheira civil Portugal 2K

Referindo-me a um tipo de espaços exteriores devo dizer «Espaços Jardinados» ou «Espaços Ajardinados»?

Regina Monteiro Portugal 6K

Muito se tem falado do prémio nocturno [subsídio pago aos cantoneiros da cidade do Porto, Portugal], gostaria de saber se se escreve com maiúsculas, entre comas ou em itálico.
Obrigada.

Laura Ribeiro Brasil 6K

Uso hífen na palavra casa cofre?

José António Francisco Brasil 2K

No Brasil, o prazo de noventa dias para a lei que trata de cobrança de contribuições sociais entrar em vigor ficou conhecido como «anterioridade nonagesimal». Não seria mais acertado dizer «anterioridade noventenal», já que o prazo de noventa dias qualifica o substantivo «anterioridade», o que equivaleria a «anterioridade de noventa dias» e não a «anterioridade do nonagésimo dia»?

Anabela Nogueira Portugal 4K

Qual o significado da palavra «baroceptor»?

Ana Carvalho Professora Portugal 8K

Segundo a gramática tradicional, o adjectivo desempenha a função de atributo, predicativo do sujeito... De acordo com a TLEBS [Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário], o adjectivo mantém a função de predicativo, mas passa a desempenhar a função de complemento do nome e modificador. O modificador é o tradicional aposto? O complemento do nome corresponde ao atributo? Continuo com algumas dúvidas relativamente a esta matéria. Obrigada pela vossa atenção e parabéns pelo trabalho que têm desenvolvido.

Bárbara Carmo Portugal 2K

Podemos usar a palavra “adequablilidade”?

Pablo Torres Brasil 6K

Adquiri recentemente um livro com questões de concursos públicos realizados aqui no Brasil, e o gabarito de uma delas me deixou em dúvida:

«A alternativa que apresenta uma palavra do texto com separação de sílabas incorreta é:

a) pro-pri-e-tá-rios
b) es-pe-ci-a-li-da-de
c) vê-nia
d) con-se-qüên-cia
e) ce-re-bra-is»

O gabarito indica como resposta a letra "e". Mas não estaria incorreta a letra "b"? Afinal, a sílaba tônica em "especialidade" é "da", e portanto "ia" classifica-se como ditongo, diferente da palavra que lhe dá origem, "especial", e na divisão silábica não se separam ditongos.
E já vi em alguns livros alguns autores afirmando ser correta a divisão de ditongos crescentes finais, como em "sé-ri-e" ou "má-go-a", embora não aconselhado no português contemporâneo; o que não ocorre em "cerebrais", visto que o ditongo final da referida palavra é decrescente.
Está realmente certo o gabarito do livro?