Pode explicar-me o significado desta designação que aparece na TLEBS? Elas contrapõem-se a que outras?
Os meus agradecimentos.
«Menina e moça me levaram de casa de meu pai»: «...de casa de meu pai» é um complemento ou modificador da frase? Esta é uma das situações em que tenho muitas dúvidas, apesar das vossas excelentes explicações.
Obrigada.
Em relação a uma organização, serviço público, diz-se «Quem é» ou «O que é»? Tem isto que ver com o que está escrito nesta página, que, penso, está errado: «Quem é a ADSE».
Obrigado.
Não encontro o significado de “zeitgeist”. Por favor, me ajude.
As armas e os barões assinalados
Que, da Ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca dantes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo reino, que tanto sublimaram;
E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando,
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da Morte libertando
Cantando espalharei por toda a parte
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.
Os naturais do Congo inicialmente eram designados por "congueses". A que se deveu a mudança palatização para "congoleses"? A influência francesa; à semelhança de togoleses, para Togo?
Sou tradutora e muitas vezes tenho de traduzir a palavra "information". Costumo traduzir quase sempre por "informações" pois ensinaram-me que a palavra "informação" em português tem o sentido de, por exemplo, «informação proveniente dos meios de comunicação social». É realmente verdade ou posso utilizar a palavra "informação" sem estar a cometer um erro?
Face às expressões «Isto é impensável de acontecer» e «Isto é impensável acontecer», qual a correcta e qual a razão para tal?
Agradeço os esclarecimentos da vossa equipa.
Existe a palavra "invasivo"?
Trata-se de um vocábulo frequentemente usado por médicos. Por exemplo, «certo tratamento é menos invasivo do que outro».
Existindo, qual a diferença relativamente a «invasor»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações