Pretendo elaborar uma monografia sobre neologismos e gostaria de saber quais livros devo pesquisar. Estou fazendo especialização em linguística aplicada e estou sem material necessário.
«Na programação proponho trocar o Pedro Abrunhosa com o João Pedro Pais.»
Por favor, descrevam a agramaticalidade observada na frase.
Se para designarmos um rei em português, utilizamos a expressão «El-Rei», não existe também a expressão «La-Rainha»? Se não, porquê? Sei que parece uma pergunta desprovida de senso, mas, na verdade, tivemos duas rainhas em Portugal, quando as tivemos qual era a sua designação "oficial"?
Agradeço que expliquem o significado e origem da expressão «tratos de polé».
Obrigada.
Qual é o superlativo absoluto sintético do adjectivo falador
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Por favor, queria que me esclarecessem porque às vezes se encontram pronomes tónicos depois de átonos, por exemplo: «Cabe-me sempre a mim resolver os problemas.»
Como distinguir um complemento do nome de um modificador restritivo do nome? Por exemplo, na frase «A porta de casa estava aberta», «de casa» é complemento do nome «porta»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações