Um neologismo para «coleccionismo de pacotes de açúcar» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Um neologismo para «coleccionismo de pacotes de açúcar»

Se o termo “numismática” se refere ao coleccionismo de moedas, se o termo “filatelia” se refere ao coleccionismo de selos, qual será a designação mais correcta que se deve dar ao coleccionismo de pacotes de açúcar? “Periglicofilia”, “filoglicopacolia”?
Obrigado pela atenção dispensada.

Carlos Sousa Vale de Cambra 3K

A criação do termo para «coleccionismo de pacotes de açúcar» começa logo pela tradução de pacote em grego antigo. Não me foi possível encontrar o elemento de formação “-pacolia” em nenhum dicionário. Sendo assim, parece-me, por enquanto, que o termo mais adequado é “periglicofilia”, porque apresenta elementos de formação de origem grega que são usuais em português, a saber (ver Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa): peri-, do grego ‘perí, «em torno de»; glic(i/o)-, do grego ‘glukus, eîa, ú, «doce»; e filia, do grego ‘phílos, ē, on’, «amigo», associado ao sufixo formador de nomes abstractos -ia.

Carlos Rocha