Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Cláudia Cristina Maia Brasil 21K

Existe “antropisação” em nossa língua? Aí vai uma frase, encontrada num relatório de impacto ambiental:

«Esse ponto é constituído de uma porção de mata com um certo grau de antropisação, onde se encontra uma pequena choupana de garimpeiro, que, agora, devido ao início das obras, encontra-se abandonada.»

Maria Rita Salles Brasil 5K

Gostaria de saber quando se escreve «ver» com «r», e «vê» com acento.

Ana Redondo Portugal 6K

Tomando como exemplo os versos dos Lusíadas «Os navegadores imploraram aos deuses/que os guiassem na perigosa aventura», de acordo com a TLEBS, a expressão «na perigosa aventura», sintacticamente, designa-se por modificador preposicional e não complemento preposicional, certo? Trata-se de uma informação acessória? Ou, neste contexto, ela assume alguma preponderância relevante?

Stefan Silva Ritter Brasil 6K

Gostaria de saber se a palavra "caliência", designando sensualidade, algo "caliente", etc., existe na língua portuguesa. Caso não exista oficialmente em nossos dicionários, é um neologismo coerente?

Ana Redondo Portugal 8K

De acordo com a resposta dada sobre a análise sintáctica da frase «Toda a paz da natureza vem sentar-se a meu lado», a resposta dada, à luz da TLEBS, mistura análise sintáctica e análise morfológica. Assim, a dúvida é a seguinte: À luz da TLEBS, devemos proceder a uma análise desse tipo, junto dos alunos, ou ficará apenas deste modo:
Sujeito – «Toda a paz da natureza»;
Predicado – «vem sentar-se a meu lado»;
Complemento preposicional – «a meu lado»?
Obrigada.

Ana Sofia Madeira Estudante Oeiras, Portugal 8K

Gostaria de saber qual destas expressões é a correcta:
– “filhos homens”;
– “filhos-homens”;
– “filhos homem”;
– “filhos-homem”.
Obrigada pela vossa ajuda.

João Francisco Salm Brasil 8K

Livro: quando se deve usar a forma «livrinho»? Quando a forma «livrete»? E quando «livreto»?
Obrigado!

Hugo Silva Portugal 7K

Desde pequeno que ouço a expressão «mil novecentos e carqueja». Eu gostaria de saber até que ponto ela é correcta e qual é a sua origem.

Maria Proença Estudiosa da história da gastronomia Portugal 4K

O que é exactamente «alcamonia» – doce que contém cominhos? Vendia-se na Lisboa antiga? Também no Brasil? Quais os ingredientes e a forma? Não é o mesmo que alcomonia, especialidade de Alcácer do Sal.
Onde encontrar mais informação?

Bruno Costa Portugal 105K

Relativamente aos recentes ataques a dois portugueses na Irlanda do Norte. Deverei dizer alegadamente por motivações racistas ou por motivações xenófobas? Poderei utilizar ambas?