Costa de Caparica e Costa da Caparica (Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Costa de Caparica e Costa da Caparica (Portugal)

Diz-se e escreve-se Costa de Caparica, ou Costa da Caparica?

Já vi das duas maneiras.

Leandro Gomes Portugal 5K

Costa da Caparica é como regista o Novo Dicionário Corográfico de Portugal. Também a Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura, da Verbo, regista Costa da Caparica, tal como Costa do Castelo, Costa do Marfim e Costa do Sol.

Grande parte dos registos na Internet (a começar pela página oficial da Câmara de Almada) registam porém de. Num texto da imprensa portuguesa (jornal Record de 23/04/06) lê-se, por exemplo:

«Soares Franco voltou ontem, na Costa de Caparica, a explicar de forma minuciosa as linhas-mestras do projecto que pretende pôr em prática, caso vença a AG eleitoral de sexta-feira.»

A hesitação entre de e da tem a sua razão de ser no nome da localidade que foi o núcleo histórico da zona onde se situa a Costa de/da Caparica: o lugar de/da Caparica, conhecido oficialmente como Monte de Caparica, com de, embora correntemente se ouça, diga e até se escreva Monte da Caparica.

Para decidir se é de ou da, poderíamos fazer uma pequena exploração no campo da etimologia, mas não teríamos grande sucesso. José Pedro Machado, no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, liga o topónimo a outros de Portugal como Capareira, Caparide, Caparim, Caparita e Capareiros, os quais talvez remontem a uma base latina comum, cappare ou cappari, «alcaparra».

Se o topónimo fosse ainda hoje nome comum, seria natural que se fizesse acompanhar de artigo, como «o Porto» e «o porto», mas o facto é que caparica não consta nem de dicionários recentes (Grande Dicionário da Porto Editora, Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa e Dicionário Houiass), nem de obras mais antigas (por exemplo, o dicionário de Domingos Vieira, de 1872-1874). De qualquer modo, nem sempre é válido o argumento de que o uso do artigo se funda na origem dos topónimos em nomes comuns, porque há nomes que são acompanhados de artigo (por exemplo, «o Gerês», «a Malcata») mas não correspondem a nenhum nome comum (*«o gerês»).

De qualquer maneira, Machado (ibidem) inclui uma atestação do nome em causa sem artigo («que he em caparica termo da villa dalmada», 1488), podendo assim justificar a forma Costa de Caparica. Contactadas as juntas das três freguesias do concelho de Almada que têm Caparica incluído no nome (a Charneca, a Costa e o Monte), ficámos a saber que, oficialmente, se diz Monte de Caparica, Charneca de Caparica, mas Costa da Caparica, isto é, só a Costa apresenta a contracção da preposição com o artigo, da. Porquê?

Transcrevemos as palavras do presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, Sr. António Neves, o qual teve a amabilidade de nos prestar este esclarecimento:
«A Costa da Caparica foi durante muitos anos chamada por este nome e também pela denominação de "Praia do Sol".
Mais tarde, na década de oitenta, surgiu uma corrente que defendia o "de" e não o "da".
Após vários anos e com a necessidade de se proceder à legalização dos símbolos heráldicos da freguesia (agora cidade), através da Comissão de Heráldica, foi informada a Junta de Freguesia de que a denominação da terra era a de "Costa da Caparica", e não "Costa de Caparica".

Porém, e se dúvidas subsistissem, a verdade é que quando foi criada a freguesia e publicado o diploma (Dec.-Lei n.º 37 301) em Diário do Governo de sábado, 12 de Fevereiro de 1949 – 1.ª Série – Número 27, a denominação foi a de Costa da Caparica.»

O nome oficial é, por conseguinte, Costa da Caparica.

Será que o uso do artigo se deverá a uma lenda que faz derivar Caparica da expressão “capa rica”? Se assim for, percebe-se que se use o artigo, porque o topónimo teria origem num nome comum, capa.

José Mário Costa/Carlos Rocha
Tema: Topónimos
Áreas Linguísticas: Etimologia; Morfologia