Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Vítor Rodrigues Portugal 8K

Qual o significado da palavra «hominescência»?
Obrigado.

Teresa Cortesão Assistente de direcção Portugal 19K

Em termos de informática, usa-se «autenticação» e «autentificação» como duas acções diferentes, ou seja, há a fase de identificação, a de autenticação e a de autentificação.

A necessidade de comunicar com e na "classe dos informáticos" terá levado à criação de um neologismo? É que eu estava convencida de que a palavra «autentificação» não existia, mas parece que estou enganada... Estarei?

Paulo David Pereira Brasil 7K

Qual o significado da palavra «estrofião»?

Edison M. Braun Engenheiro São Paulo, Brasil 6K

Gostaria de conhecer a origem da palavra «xucro» no sentido de alguém rude, não refinado.
Grato pela atenção.

António Filipe Portugal 12K

Qual a maneira correcta de dizer:
«Fui parado pela polícia»
ou
«Fui mandado parar pela polícia»?

Gil Neves Engenheiro Viseu, Portugal 7K

Gostaria que me dessem as definições de «ferramenta» e «máquina» e, se possível, as diferenças entre um e outro.

Renato Rebelo Petinha Portugal 3K

É fácil encontrar a definição de «droga» num dicionário ou numa enciclopédia. Mas num programa de televisão sobre o assunto, já lá vai algum tempo, ouvi um dos intervenientes definir droga como tudo o que vicia, tudo que coloque uma pessoa na dependência dessa substância. Também há medicamentos que viciam. Sabemos que o álcool, o tabaco, os estupefacientes viciam, tornam as pessoas dependentes. Mas o jogo também vicia, também torna as pessoas dependentes. Conheci pessoalmenta alguns casos destes. Será que se pode definir genericamente droga como tudo o que vicia? Será que se pode definir o jogo como sendo uma droga?
Vem isto a propósito de uma discussão entre amigos onde eu era o único que defendia esta tese. Todos os outros se baseavam nas definições dos dicionários.
Será que estou errado e eles certos?
Gostaria de auscultar a vossa opinião sobre o assunto.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Brasil 10K

Observem, por favor, estes exemplos: D. Pedro II, o Magnânimo; Princesa Isabel, a Redentora; Rui Barbosa, a Águia de Haia. Pois bem, a este respeito, pergunto-lhes:

a) deve mesmo haver uma vírgula separando o nome da personagem histórica da sua antonomásia como no exemplo (a minha dúvida deve-se ao fato de que uns usam e outros não usam a vírgula nesse caso)?
b) o artigo que antecede a pronominação deve ser escrito em minúscula como acima ou em maiúscula?
c) o artigo faz ou não parte da antonomásia?
d) a pronominação deve ser sempre escrita com inicial maiúscula como nos exemplos?
e) em casos como os supramencionados, antonomásia e pronominação são sinônimos de cognome?

Também gostaria de saber se o correto seria: «A sua bisavó conheceu a Redentora» ou «A sua bisavó conheceu A Redentora». Cito mais isto, pois quero saber se, mesmo estando a antonomásia sem o prenome ao qual está relacionada, o artigo que a antecede deve ser grafado em minúscula ou em maiúscula.
Muito obrigado.

Dinis Moura Portugal 6K

Tenho uma certa curiosidade acerca do vocábulo abracadabra. Acho curioso pois, em muitas línguas, surge escrito de igual maneira. E, na nossa língua, data de quando o primeiro registo?
Obrigado

João Resende Professor Portugal 6K

Considerando que o verbo «encarregar» é um composto do verbo «carregar», qual dos dois particípios é o mais correcto no referido contexto?
Obrigado.