Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Pedro Rolo Bigote Portugal 3K

Agradeço o favor dos vossos comentários às seguintes frases:
«... devido a uma árvore que TOMBOU na estrada...»
«... de forma que os autocarros ENCHEM rapidamente»
«... algumas sarjetas que acabam de ENTUPIR de forma....»

Não deveria o verbo assinalado ser precedido por "se"? Fico antecipadamente grato pela vossa resposta.

Marta Barbosa Portugal 4K
Embora sem sucesso, tenho procurado em alguns dicionários o significado para «águas de toucador». Poder-me-iam esclarecer, por favor?
Cláudia Cristina Maia Portugal 20K

Como devo abreviar milhões de toneladas por ano? “MTPa”, “MTpa”, “Mtpa”, ou “mtpa”?

Daniel Torres Portugal 6K

A segunda quadra de um soneto de Bocage começa com os seguintes versos: «Não quero funeral comunidade Que engrole 'sub-venites' em voz alta;» Não consigo apreender bem o sentido destes versos. Podem ajudar-me? Mais uma vez bem hajam pela vossa disponibilidade.

Camila Palma Amélio Portugal 6K

Gostaria de saber se o nome Camila tem algum significado etimológico.

Raquel Pires Portugal 31K

Uma vez que uma das definições de tensão no dicionário é «estado de preparação para a acção», esta palavra pode ser usada como sinónimo da palavra tenção (de “intenção”) ou não? Qual é a origem de ambas?

Luís Menezes Portugal 15K

Qual é a origem da expressão «chamar pelo Gregório» («vomitar»)?

João Carlos Araújo Lisboa, Portugal 5K

Li há dias a seguinte frase: «sou o género de pessoa que não parte um prato.» «Sou o» ou «sou do»?

Henrique Oliveira Portugal 5K

Na freguesia de Loureiro, concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro, tenho ouvido frequentemente utilizar o adjectivo "leino", que suponho ser um regionalismo. Usam este adjectivo para indicar que determinada matéria é pouco consistente dizendo que "está leino", por exemplo "a massa está muito leina". Julgo que no vizinho concelho de Vale de Cambra também usam esta expressão, que contudo não consigo encontrar referenciada em lado nenhum. Conhecem vocês alguma referência a este adjectivo?

Francisco Lebre Portugal 11K

Ouvi hoje na TV um reputado advogado afirmar que «não era muito entusiástico» de determinada actividade. Deveria ele ter dito “entusiasta”? Qual é a diferença entre “entusiasta” e “entusiástico”? Qual das seguintes frases está correcta... ou será que estão ambas? «Eu não sou muito entusiasta de desporto mas por vezes vivo o desporto de uma forma entusiástica.» Mas penso que não poderia dizer: «Eu não sou muito entusiástico de desporto mas por vezes vivo o desporto de uma forma entusiasta.» Desde já agradeço resposta.