Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Jorge Marques Estudante Almada, Portugal 3K

Deve-se dizer «aparalho» ou «aparêlho»? Há algum dicionário de fonética padrão para a língua portuguesa?

Fernanda Margarida Sesifredo Portugal 4K

Gostaria de saber qual o significado do apelido Sesifredo, pois faz parte do meu nome. Cumprimentos.

Ernestina Santos Portugal 33K

O meu filho foi registar a minha neta e tive a surpresa (!) de saber que só aceitaram o nome próprio Vitória escrito com c, ou seja, à inglesa: Victória! Quem é que elabora as listas de nomes portugueses, que dizem ter sido revistas há pouco tempo, para insistirem em erros parecidos? Victória, com c e ainda por cima com acento?

José Manuel Conceição Portugal 19K

Em avaliação de impactes está a utilizar-se significado e significância indistintamente. O Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista significado (incluindo «valor, importância de alguma coisa»), significante (substantivo, «dimensão material do signo linguístico»), significação (em Direito, notificação de um acto, em Linguística, «relação recíproca entre significante e significado», mas também «sentido de um frase»). Será significância (aparece muito em Estatística) um anglicismo? Qual é o termo correcto? Deve dizer-se um impacte «significativo» (com «significado»?) ou um impacte «significante» (com «significância»?)?

Ana Mafalda Costa Portugal 4K

Gostaria de saber se o sufixo "ívoro(a)” se pode utilizar sempre que se deseja designar algo ou alguém que come um determinado tipo de coisa. Por exemplo, os animais que comem corais são coralívoros? Obrigada.

Manuel Ventura da Costa Portugal 3K

Vi na primeira página de um jornal a seguinte frase: «Automóveis clássicos promovem regresso ao futuro»

Penso que ela não tem lógica, pois não pode haver regresso ao futuro... Estarei certo ou errado?

Muito obrigado.

Gil Costa Engenheiro Porto, Portugal 10K

Numa das várias respostas sobre o uso do hífen, pode ler-se a seguinte regra: «7.5. Bem – Antes de vogal e h, quando na pronúncia se ouve o ditongo ei: bem-amado»

«Bem-vindo» não entra! Se acrescentarmos a explicação «não se aglutinaram», muito vaga, chegamos a “bem vindo”. Bolas! Excepção? Quando apareceu o hífen? (Qual foi a primeira palavra hifenizada?)

Escrevo sempre «bem-vindo», mas dei por mim a escrever «toda a informação é bem vinda» (se bem que «será bem vinda» me pareça melhor) e pareceu-me bem por não se tratar da saudação. Há esta diferenciação?

Obrigado.

Os melhores cumprimentos

Maria Eduarda Rosa Portugal 5K

Na ilha do Faial, nos Açores, utiliza-se a palavra «bainel» para designar um assento (saliência) fora de um edifício. Exemplo: «Ele estava sentado no bainel da igreja.» Gostaria de saber a origem desta palavra que não encontro nos dicionários.

Elson Xavier Brasil 5K

Trabalho com Telemarketing, minha casa Ribeirão Pires. Quero saber a origem ou qualquer outra informação com relação ao meu nome. Eu me chamo Elson!

Obrigado.

Henrique Oliveira Técnico de acústica São Marcos, Portugal 11K

Tenho lido, em diversos produtos, a indicação de que contêm um fruto chamado "mirtilo". Ora, nem em todos os produtos este fruto vem referido por esse nome, mas sim por, pelo menos, dois outros nomes. Percebo que se trata do mesmo fruto, apesar dos nomes distintos, comparando com o descritivo nas línguas estrangeiras.
Qual o nome correcto em português?