Novas respostas e rubricas actualizadas
Durante a semana que ora finda, pusemos em linha 69 respostas (ver Perguntas de Hoje e Perguntas Anteriores). Ficam também actualizadas as seguintes rubricas: Antologia, Correio, Montra de Livros, Notícias Lusófonas, O Português na 1.ª Pessoa e Pelourinho.
Economia
Num artigo da página electrónica do semanário Sol, pode ler-se:
«Citou a propósito o exemplo da Califórnia, que aceitou trabalhar mais estreitamente com a Grã-Bretanha para contrariar as consequências económicas e ambientais das alterações climáticas, lançando os seus próprios projectos de economização de energia.»
A minha questão é se a palavra "economização" existe. Os pontapés no português hoje em dia são tantos, que eu com 54 anos já duvido de mim próprio.
Vinagreta
Gostaria que esclarecessem o seguinte: Em português como se deve escrever a "mistura" entre azeite e vinagre, que muitas vezes é vendida em garrafas – vinagrete, vinaigrette? Muito obrigada.
Falsas esdrúxulas... ou não...
Algumas gramáticas consideram palavras como "António" graves porque terminam em ditongo crescente. Gostava de saber se a palavra "superfície" também pode ser enquadrada nessa categoria.
O símbolo de minuto
Está generalizado o uso da abreviatura ‘ para minuto, unidade de tempo. Mas estará correcta? Tenho ideia que não, que deve ser "m.", reservando-se o ‘, para minuto, mas de arco de ângulo. Será assim?
Correlato + revisado + gestante
Gostaria de saber se se pode dizer em português de Portugal «distúrbios correlatos da comunicação»; «perfil psicoeducacional revisado» e, por último, «mulheres gestantes». Obrigado.
Os nomes colectivos na TLEBS, novamente
Os nomes colectivos na nova gramática podem ser classificados como concretos?
Composição morfológica vs. composição morfossintáctica
Em Mira Mateus [et aliae, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 2003], a palavra composta luso-brasileiro é considerada dentro dos compostos morfológicos com uma estrutura de coordenação, enquanto surdo-mudo já é classificado dentro dos compostos morfossintácticos com um estrutura de conjunção. Não percebo a diferença até porque surdo e mudo tanto podem ser adjectivos como nomes. Será que me podem clarificar estas classificações?
O regionalismo cramouço/cramoiço (Portugal)
Qual o significado e ortografia de palavra “carmoiço”? Este termo é usado na linguagem verbal da região de Matança – Fornos de Algodres (Beira Alta); dizem que se refere a um pequeno monte de pedras. Será que é assim que se escreve? Agradeço a vossa resposta.
Justaposição, aglutinação e a TLEBS (Portugal)
Serve a presente para colocar uma questão e chamar a atenção para algumas incorrecções que tenho visto no vosso site. Em primeiro lugar, fiquei espantada com algumas respostas vossas que li, segundo as quais as palavras 'desfazer' e 'ilegal', por exemplo, eram classificadas como palavras derivadas por prefixação, quando, de acordo com o que li na TLEBS, são palavras modificadas por prefixação. Se estou errada, gostaria que me esclarecessem. Em segundo lugar, quero dizer que tenho lido muita informação relativamente à formação de palavras e cada vez me sinto mais confusa, sem saber o que hei-de ensinar aos meus alunos do secundário. Eu própria ainda não consegui perceber se se continua a utilizar as designações 'justaposição' e 'aglutinação' porque não vejo essas designações na TLEBS mas vejo-as nalgumas gramáticas que supostamente já integram a TLEBS e nalgumas respostas vossas. Se percebi bem a TLEBS, as palavras consideradas justapostas agora são compostos morfossintácticos coordenados, subordinados ou com estrutura de reanálise; as palavras compostas por aglutinação agora deverão ser classificadas apenas como compostos morfossintácticos. Estarei certa? Obrigada.
