Como referiram na resposta que já deram a propósito deste assunto, de facto no 1.º ciclo do ensino básico [Portugal] fala-se nesse assunto e desta forma. Continua a figurar como conceito a ser introduzido mas continuo com a dúvida se estarei a ensinar algo errado ou se é uma forma simples de os alunos entenderem algo que não conseguem ainda abarcar.
Muito em breve tenho este assunto para tratar e gostaria de o fazer com o máximo de correcção científica.
Desde já agradeço a ajuda.
«Anteontem, entre 70 000 e 100 000 pessoas vieram a Lisboa para um "protesto geral" contra o Governo.» Nesta frase de Pulido Valente no “Público” de hoje, parece que a função de sujeito é desempenhada por um sintagma preposicional («entre 70 000 e 100 000 pessoas»). Sendo a construção obviamente gramatical e, curiosamente, tendo equivalentes directos noutras línguas, mereceria atenção, já que, tanto quanto sei, as gramáticas costumam indicar apenas a possibilidade de o sujeito ser um sintagma nominal (ou, no máximo, também um adverbial). Que diz o Ciberdúvidas?
Da consulta de alguns dicionários obtive "superstrutura" (grafada mais ou menos à inglesa, sem o "e" entre o erre e o esse como à primeira vista pareceria ser de escrever; ou "e" e hífen...). Presumo que exista justificação. Muito grato.
Gostaria de saber qual o termo correcto em português para os termos “streaming” e “stream”. Como se chama o processo de, por exemplo, ouvir uma rádio através da Internet?
Termos como "sequência multimédia", "fluxo multimédia" ou mesmo o inglês "streaming" podem ser encontrados em textos portugueses para designar a mesma coisa, mas não tenho a certeza de qual é a designação mais correcta.
O termo "tiroióideu" que Carlos Rocha considera como gralha refere-se a uma lâmina muscular, pequena e quadrilateral, existente no pescoço como continuação do esternotiroideu. Surge na linha oblíqua de lâmina da cartilagem tiroideia e insere-se no bordo do grande corno o osso hióide.
Em anatomia por vezes atribuem-se os nomes às estruturas com base na sua origem e na(s) sua(s) inserção(ões), como o conhecido caso do esternocleidomastoideu (esterno + clavícula + processo mastoideu).
Grato pela atenção,
Poderiam dizer-me quais as definições de rima rica e de rima perfeita?
Obrigado.
Bem sei que não é muito fácil, mas gostaria de saber se me poderão ajudar a localizar no tempo (aproximadamente, claro) a origem da interjeição «Fogo!». Parece-me coisa relativamente recente, que não teria existência antes dos anos 80. Estarei errado? Obrigado.
Pode dizer-se escorregão para definir o equipamento que as crianças usam para brincar num parque infantil? Ou apenas a palavra escorrega é correcta?
O que significa a expressão «brincar ao gato e ao rato»?
Esta palavra é referida em vários dicionários da língua portuguesa como «acto de cultivar, cultura». Ainda existe semelhante palavra ou terá sido esquecida? Pode ser usada hoje em dia como sinónimo de cultivo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações