DÚVIDAS

A aquisição do som "i"

Desculpem-me, desde já, se o Ciberdúvidas não for o sítio certo para esta pergunta. Embora saiba muito pouco sobre o assunto, sempre me pareceu interessante tentar perceber como se formam os sons no aparelho vocal, na medida em que isso ajuda a entender a evolução da nossa língua. Recentemente, a minha curiosidade foi espevitada pelo facto de o meu filho, de 13 meses, estar a descobrir a "fala" e de me parecer que lhe é difícil articular o som "i", de “li”, “vi”, “ti” ou “ni”. A criança tem alguma facilidade em dizer palavras que me parecem mais complexas (como “orelha”, “pente”, “água”, “põe”, “pão” ou “banana”), mas nota-se que faz um esforço adicional, mesmo a nível físico, quando tenta dizer sons como “li”, “pati”, “atchim”, “pita” ou “menina”. No caso de "li", sai-lhe apenas o som "i" e, nos seguintes, diz "pata", "atcha", "pota" e "menena". No entanto, diz facilmente “mãe”, “pai”, “cai”, “caí” e outras palavras em que o som "i" se segue ao "a", aberto ou fechado. Em resumo: a formação do som "i" no aparelho vocal é mais exigente, em termos físicos, do que a dos restantes sons correspondentes às vogais?

Resposta

A articulação do som [i] não é mais exigente em termos físicos do que a articulação das restantes vogais. O modo de articulação é igual para todas as vogais, ou seja, na articulação das vogais, o ar que vem dos pulmões passa pela laringe fazendo vibrar as cordas vocais e não sofre qualquer obstrução na cavidade bucal. O que faz com que as vogais se distingam é o ponto de articulação, ou seja, o local, na cavidade bucal, onde se dá a articulação dos sons. Quanto ao ponto de articulação, a vogal [i] é classificada de vogal alta e adiantada, ou seja, para a produzirmos elevamos a parte anterior da língua. A diferença entre o i de menina e o i de pai reside no facto de o primeiro corresponder a uma vogal e o segundo a uma semivogal. Esta semivogal é idêntica no modo e no ponto de articulação à vogal [i], mas tem uma duração mais breve, ocorrendo sempre junto de outra vogal, com a qual forma um ditongo. Em termos da aquisição das vogais, a vogal [i] é para muitas línguas, incluindo para o português, a vogal não-marcada, ou seja, é a vogal mais frequ[ü]ente e a que tende a ser adquirida em primeiro lugar pelas crianças.

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