Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: é correcto dizer-se locução conjuncional, ou apenas se aceita como terminologia correcta a expressão locução conjuntiva? Tenho encontrado das duas maneiras em manuais do terceiro ciclo de Língua Portuguesa.
Obrigada!
Qual é o significado e a origem das palavras biologia, carnívoro e pentágono?
«Faça as suas compras antecipadamente, para que depois só tenha de preocupar-se com o jantar.» A colocação do pronome reflexivo depois do verbo no infinitivo está correcta? Li noutras respostas que o pronome pode sempre vir após o verbo no infinitivo, mas tendo aqui uma oração subordinada e o advérbio só, fiquei na dúvida.
Obrigado pelos vossos serviços.
Preciso saber se o substantivo carneiro é derivado do substantivo primitivo carne.
Gostaria de saber se existe algum tipo de concordância entre os tempos do conjuntivo e os do indicativo.
Se começarmos esta frase («O céu escurecera rapidamente.») por «Oxalá que...», qual é o tempo verbal do conjuntivo que devemos utilizar?
Li a seguinte legenda num jornal: «Ambos encontravam-se com pulseira electrónica.» Gostaria de saber se está correcto, ou se a melhor forma é: «Ambos se encontravam com pulseira electrónica».
Muito obrigado!
Estou fazendo uma pesquisa (monografia) sobre a trajetória do vocábulo depressão. Preciso de sugestões bibliográficas. Obrigada.
Julgo que a forma correcta será «quero dizer-te». Mas a incorrecção (quanto a mim) está tão vulgarizada, que receio estar já instituída. A pergunta é: que nome se dá ao transporte do pronome da segunda forma verbal para a primeira? Procurei em respostas anteriores e não encontrei.
Obrigado pela vossa atenção.
Mais uma vez recorro aos vossos préstimos para resolver uma questão que me arranha o ouvido, mas mesmo assim teimo em considerar correcta. Na frase: «ofereci flores à Joana ontem», fiz a seguinte pronominalização: «Ofereci-lhas ontem.» Correcta ou errada?
Outra questão: quando pronominalizar uma frase com os pronomes me, te, nos e vos tanto de complemento directo como complemento indirecto? Já fiz essa última questão em outras oportunidades, mas acredito ainda não ter sido respondida. Desde já, muito obrigado.
Desculpem-me a presunçosa intervenção, visto que não sou nenhum douto em nossa língua, mas acho que houve um equívoco quando se disse que os falantes brasileiros empregam a forma «lhe» em substituição das formas «o», «a», «os», «as» na resposta dada pela consultora Sónia Valente Rodrigues no dia 21/06/2007. Gostaria apenas de relembrar que a substituição mais comum no português do Brasil é a do «tu» por «você», principalmente nas regiões influenciadas pelo Rio de Janeiro e por São Paulo (é verdade, isto já inclui quase todo o país, mas há exceções nos extremos sul, principalmente, e norte). Como a concordância de «você» é feita com a terceira pessoa, então o pronome pessoal «lhe» acaba por substituir o pronome de segunda pessoa e não os de terceira pessoa.
As letras das músicas usadas na resposta, ao contrário do que foi dito, aplicam o «lhe» para as pessoas com quem falam e não de quem falam. Seguem abaixo trechos das músicas em questão (as aspas foram postas por mim).
Tomara – Toquinho e Vinicius
(trecho)
Tomara que «você» volte depressa
Que «você» não se despeça nunca mais
do meu carinho
E chore, se arrependa e pense muito
Que é melhor se sofrer junto
Que viver feliz sozinho
Tomara que a tristeza «lhe» convença
Que a saudade não compensa
Coisinha do Pai – Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos
(trecho)
«Você» vale ouro, todo o meu tesouro
Tão charmosa da cabeça aos pés
Vou «lhe» amando, «lhe» adorando
Digo mais uma vez
Agradeço a Deus por que «lhe» fez
Obviamente, não sou dono da verdade e agradeço imensamente que me corrijam se eu estiver enganado.
Grato pelo bonito trabalho deste site e pela possibilidade do livre debate.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações