A palavra depressão deriva do latim depressione e pode significar «abaixamento do nível de pressão ou peso», «acto de deprimir(-se)», «distúrbio que se caracteriza por cansaço, desânimo, alteração do estado de humor, tristeza intensa, abatimento profundo, com desinteresse pelas coisas e, muitas vezes, por acesso de ansiedade em graus diversos».
O ditongo final –ão do português moderno na palavra depressão corresponde à terminação latina –ione, por isso temos depressione > depressão. O sufixo -(s)ão/(ç)ão é representado em latim por duas variantes: -tione-, -sione- (conforme Said Ali 1964:240). Estas duas variantes são consideradas por alguns gramáticos como um só sufixo muito produtivo no português contemporâneo que entra na formação de nomes femininos e abstratos, a partir de verbos.
Quanto à bibliografia que solicita, pode consultar o Dicionário Etimológico, de José Pedro Machado, o Dicionário Etimológico Nova Fronteira, de António Geraldo da Cunha, a Gramática Histórica da Língua Portuguesa (1971), de Said Ali, e a Gramática do Português Antigo (1986), de Joseph Huber.