Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Claudia Ortiz Professora de Português Mendoza, Argentina 3K

Gostaria de saber a correta pronúncia do nome Aixa, sei que a origem é árabe, mas não tenho certeza de qual haverá de ser a pronúncia. Uma das minhas alunas se chama assim e sempre que falo com ela surge a dúvida.

Obrigada.

César Augusto Kant Grossmann Funcionário público Candelária, Brasil 6K

Uma das regras de xadrez diz que um jogador pode solicitar que o árbitro declare a partida empatada se a mesma posição (conformação de peças no tabuleiro) ocorrer três vezes. Trata-se de uma tripla repetição, ou de uma dupla repetição? Se o professor de educação física solicita cinquenta repetições de um exercício, o mesmo deve ser feito cinquenta, ou cinquenta e uma vezes? Afinal de contas, o número de repetições inclui todas as ocorrências, ou todas menos a "original"? Sei que dupla tributação corresponde ao termo bitributação, e a expressão «ne bis in idem» é o nome de um princípio jurídico, segundo o qual ninguém pode ser condenado duas ou mais vezes pelo mesmo crime. Acho que tripla repetição então é a ocorrência da mesma posição três vezes, e não quatro.

Obrigado pela atenção.

Helena Marujo Quadro superior dos CTT (na reforma) Lisboa, Portugal 7K

Como se traduz e deve escrever em português o nome do instrumento musical indiano sitar?

Anna Luiza Miranda Professora Rio de Janeiro, Brasil 63K

Gostaria de saber se a conjunção e pode ser utilizada após o ponto-e-vírgula em uma enumeração. Creio que não há a necessidade de os dois estarem juntos; mas, por ter visto assim em vários textos, começo a achar que essa forma não é totalmente incorreta.

Ana Teresa Santos Professora Amora, Portugal 6K

Numa discussão entre dois colegas surgiu a dúvida de como deve analisar-se a frase «Levantem a aldraba e empurrem a porta».

Hipótese colocada pelo 1.º professor:

«Levantem a aldraba» — Oração coordenada

«e empurrem a porta» — Oração coordenada copulativa

Hipótese colocada pelo 2.º professor:

«Levantem a aldraba» — Oração coordenada copulativa

«e empurrem a porta» — Oração coordenada copulativa

Obrigada pelo vosso esclarecimento.

Wallace Grecco Publicitário Niterói, Brasil 7K

Recentemente, conversando com um amigo, disse-lhe que meu sogro tinha uma empresa de «fornecimento de navios». Que essa empresa fornecia todas as necessidades de um navio, tais como alimentos, bebidas, remédios, materiais de limpeza, etc. Ele me disse que, da forma como eu havia falado, tinha entendido que meu sogro «fornecia navios», ou seja, era um estaleiro. E que o correto seria dizer «fornecimento para navios».

Qual a forma ou formas corretas?

Luís Henrique Neves Pereira Auditor Brasília, Brasil 28K

Trabalho em auditoria e frequentemente me deparo com relatórios com as expressões inconformidade e não-conformidade. Sempre fico na dúvida qual usar.

Já pesquisei no processo de formação das palavras e não achei o sufixo não. Qual das duas expressões usar?

Podem me mandar uma resposta fundamentada para eu divulgar na minha empresa.

Geneide Ferreira Professora Recife, Brasil 7K

Por favor, gostaria de um maior esclarecimento sobre correlação entre tempos verbais. Por exemplo, como saber se um verbo, estando no particípio, pedirá outro verbo no particípio? Como se dá esta correlação (articulação) entre os verbos?

Desde já, agradeço.

Maria de Fátima Biscaia Gestora Lisboa, Portugal 20K

Conheci a palavra morabeza em Cabo Verde. Gostaria de saber a origem desta palavra e em que países lusófonos é utilizada.

Já fiz algumas pesquisas, mas nada encontrei.

Agradeço antecipadamente.

Patrícia Penteado Dentista Bauru, Brasil 14K

Quando se pergunta «de onde derivam as seguintes expressões: maquiavélico e maquiaveliano», como devo responder? A professora de meu filho considerou certo maquiavélico como derivado da palavra mal, e maquiaveliano como derivado da obra Comentários da Primeira Década de Tito Lívio. Acho que está errada, mas não encontro nos dicionários a palavra maquiaveliano, nem consigo descobrir como se originou.