O regionalismo morabeza (Cabo Verde) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O regionalismo morabeza (Cabo Verde)

Conheci a palavra morabeza em Cabo Verde. Gostaria de saber a origem desta palavra e em que países lusófonos é utilizada.

Já fiz algumas pesquisas, mas nada encontrei.

Agradeço antecipadamente.

Maria de Fátima Biscaia Gestora Lisboa, Portugal 5K

A palavra morabeza é um regionalismo de Cabo Verde, oriundo «do crioulo morabeza»; significa «amabilidade; afabilidade» [Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora].

O Dicionário Eletrônico Houaiss também regista morabeza e diz que este substantivo feminino é um regionalismo de Cabo Verde (ilha Brava), tratando-se de «qualidade ou característica de quem é amável, atencioso, delicado; afabilidade, gentileza», a exemplo de «m[orabeza] nas relações interpessoais».

Não consegui apurar se esta palavra é utilizada em outros países lusófonos, mas, dado que é um regionalismo da ilha Brava do arquipélago de Cabo Verde, parece-me pouco provável o seu uso fora daquela área.

Carlos Marinheiro
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica