DÚVIDAS

Diminutivo com sufixo -ão
O sufixo -ão, às vezes sozinho, às vezes antecedido de outros sufixos e elementos de ligação, funciona como aumentativo, mas casos há em que o mesmo, ao que tudo indica, faz, pelo contrário, o papel de um sufixo diminutivo. Alguns exemplos: calção (calça pequena, curta), pontilhão (ponte pequena, de pouca extensão), caravelão (pequena caravela), talvez também em torreão, que, salvo engano, é a menor torre de um castelo. Os nobres consultores confirmam que o sufixo supramencionado tem mesmo a função diminutiva em alguns casos? Se sim, poderiam apresentar outros exemplos? Muito obrigado.
A palavra na frase «Só Deus salva!»
Estou no terceiro ano do curso de Letras, e a nossa professora de Gramática nos propôs o seguinte problema: analisar sintaticamente a palavra só na frase «Só Deus salva!». Depois de pesquisas em livros de José Rebouças Macambira e Evanildo Bechara, pude chegar a três possibilidades: adjunto adverbial de exclusão, palavra denotativa com sentido de exclusão e ainda adjunto adnominal em construção bimestre, que, segundo Macambira em A Estrutura Morfossintática do Português, é «aquela em que o adjunto adnominal pode ser expresso por quase todas as classes morfológicas» exceto conjunções e interjeições.Como vocês resolveriam essa análise?Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa