DÚVIDAS

A regência de suportar
Eu preciso saber sobre a regência do verbo suportar, e a gramática foge de mim! Como se escreve a frase seguinte? «[...] suportou "os" impulsos dielétricos» ou «suportou "aos" impulsos dielétricos?» A Internet não ajudou, visto que vi jornalistas colocando que alguns feridos não suportaram "aos" ferimentos, e outros "os" ferimentos. Parece-me natural que quem suporta, suporta alguma coisa, o quê! Mas preciso fazer revisão em um relatório e não posso acreditar no natural que provém do meu cerébro. «Não consigo suportar isso», ou, «a isso»? Aguardo respostas! Desde já, muito agradecido!
Utilização de um sujeito na segunda oração
Se considerarmos apenas este tipo de construção, qual é a opção preferível? «Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, a mesma deve adoptar medidas imediatas» ou «Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, deve adoptar medidas imediatas.» Existe, neste caso, uma regra que determine a utilização ou a não utilização de um sujeito na segunda oração? Muito obrigada.
O uso dos pronomes interrogativos que ou qual
Eu gostaria de saber se existe alguma regra gramatical que determina o uso dos pronomes interrogativos que ou qual. A explicação das gramáticas normativas não estabelece a diferença entre quando se deve usar que e quando se deve usar qual. Será que nós usamos um ou outro de forma idiomática? Ou existe uma construção gramatical implícita quando se usa cada um destes pronomes? Muito obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa