DÚVIDAS

Análise sintáctica de uma oração
Gostaria que me ajudasse a analisar sintaticamente uma oração. Não me refiro, porém, a orações do tipo «Eu fui ao mercado comprar pão», o que sei; e sim a orações que me deixam sem saída: orações em que há verbos no modo subjuntivo, por exemplo. Ex.: «(Que) Deus o acompanhe!» Creio que esteja subentendida a palavra que, certo?! Pois bem! Preocupo-me em não somente escrever correto mas também saber analisar sintaticamente uma oração, o que, infelizmente, em frases como a supracitada, não sei. Outras frases: «A terra lhes seja leve.» (Machado de Assis) «Oxalá fosse eterna esta aventura!» Como li, às vezes o subjuntivo exprime dúvida, hipótese, etc. Também se emprega em frases optativas e imprecativas, das quais não consigo fazer a análise sintática, como no último exemplo. Sinto também dificuldades em frases com o pretérito mais-que-perfeito: «Quisera eu saber bem o Português.» Como fazer a análise sintática dessas frases? Você pode ratificar-me se há frases das quais não é possível fazer a análise sintática? Desde já agradeço a ajuda.
«O/a TV»
Tenho uma dúvida quanto ao uso do artigo definido que devo utilizar antes da palavra ou abreviatura TV. Essa abreviatura é muitas vezes usada, pelo menos no Brasil, tanto em relação à tecnologia (televisão), quanto ao aparelho que recebe as suas imagens (televisor).Nas conversas do dia-a-dia, as pessoas costumam se referir aos seus aparelhos como «minha TV», enquanto o editor de uma revista (Home Theater) para a qual eu escrevia considera errado esse uso do artigo definido, e trata o aparelho como «o TV», e não «a TV».Afinal de contas, qual é o certo? Ou tanto faz?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa