DÚVIDAS

Principalmente

Em Confidências do Itabirano, de Carlos Drummond de Andrade, começa-se assim:

«Alguns anos vivi em Itabira.

Principalmente nasci em Itabira.

Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro. (...)»

Minha pergunta é: principalmente é advérbio de tempo, ou modo? Por quê? Grato.

Resposta

No contexto que refere, a palavra principalmente é tradicionalmente um advérbio de modo, equivalente a «sobretudo». Esta classificação permite interpretar o verso em que ocorre como «formei-me/criei-me sobretudo em Itabira» ou «Itabira marcou o meu crescimento de modo significativo». No entanto, dado que o advérbio ocorre num texto poético, tipo de texto em que as unidades linguísticas podem ver a sua significação alterada, é legítimo interpretar principalmente como «no princípio», com valor temporal.

Sem embargo, pode também analisar-se principalmente e sobretudo como advérbios que permitem destacar um elemento da frase como altamente significativos para um estado, uma situação ou um acontecimento. Trata-se assim de advérbios que Mateus et alii (2003, pág. 421) classificam como advérbios restritores:

«Próximos dos advérbios de quantidade, tanto do ponto de vista semântico como sintáctico, situam-se os advérbios que exprimem um valor de intensificação e focalização. São os "advérbios restritores", incluindo-se neste [...] grupo só, apenas, um grupo de advérbios de base adjectival, com o sufixo -mente (especialmente, propriamente, principalmente, unicamente, meramente) [...].»

Referência:

Maria Helena Mira Mateus et alii, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, 2003

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa