Qual o nome de um natural de Mem Martins? E do Algueirão?
Não encontro em dicionário algum a palavra "comprovável". No entanto, encontro "verificável", que é sinónimo, e é um adjectivo.
A palavra, contudo, é comum usar-se.
Pretendo saber se ela existe de facto.
Atente-se nas frases: «Cesário Verde foi o poeta da cidade» e «O poeta da cidade foi Cesário Verde».
Onde está o sujeito e qual o predicativo do sujeito?
Busco a origem e/ou p significado do nome Plistina.
Obrigado.
Saberiam me dizer a origem do prenome "Neuza" e se a ortografia moderna recomenda "Neuza" ou "Neusa"? Li em algum lugar que, por regra geral, se usa S e não Z após um ditongo, mas não estou certo.
Obrigado!
Como escrever por extenso 1,235? Parece-me que é «um, dois três cinco», pois parece-me que as casas decimais não têm unidade, centenas, etc.
O sufixo -ão, às vezes sozinho, às vezes antecedido de outros sufixos e elementos de ligação, funciona como aumentativo, mas casos há em que o mesmo, ao que tudo indica, faz, pelo contrário, o papel de um sufixo diminutivo. Alguns exemplos: calção (calça pequena, curta), pontilhão (ponte pequena, de pouca extensão), caravelão (pequena caravela), talvez também em torreão, que, salvo engano, é a menor torre de um castelo.
Os nobres consultores confirmam que o sufixo supramencionado tem mesmo a função diminutiva em alguns casos? Se sim, poderiam apresentar outros exemplos?
Muito obrigado.
Gostaria de saber qual a forma mais correcta de escrever: "kung-fu", ou "kung fu"? E como se chamam os praticantes desta arte marcial? "Kungfuistas"?
Estou no terceiro ano do curso de Letras, e a nossa professora de Gramática nos propôs o seguinte problema: analisar sintaticamente a palavra só na frase «Só Deus salva!». Depois de pesquisas em livros de José Rebouças Macambira e Evanildo Bechara, pude chegar a três possibilidades: adjunto adverbial de exclusão, palavra denotativa com sentido de exclusão e ainda adjunto adnominal em construção bimestre, que, segundo Macambira em A Estrutura Morfossintática do Português, é «aquela em que o adjunto adnominal pode ser expresso por quase todas as classes morfológicas» exceto conjunções e interjeições.
Como vocês resolveriam essa análise?
Obrigada.
Podemos afirmar que uma das formas de elaborar um campo semântico é construí-lo a partir da relação de inclusão (holonímia/meronímia)? Por exemplo, se pedir a um aluno que construa um campo semântico do vocábulo livro, e se a outro pedir que a partir do holónimo livro me dê alguns merónimos, poderei obter exactamente as mesmas palavras, estando ambos correctos?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações