DÚVIDAS

Os temas do poema «Se Helena apartar...» (Camões)
Coloquei no teste a seguinte questão: 1. Indica a principal temática camoniana presente no poema. Cenário de resposta apresentado: o poder transformador de Helena / a beleza da mulher / a representação da amada. No entanto, alguns alunos deram como resposta «a representação da natureza». Posso considerar como resposta correta, tendo em conta que alguns manuais integram este poema nesta temática?
Pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos no 1.º ciclo
No excerto abaixo: «Aquela não era uma máquina qualquer. Mariana escreveu nela os seus primeiros contos e esses tempos foram felizes para a máquina. – Eu tenho saudades tuas. – disse a velha máquina à Mariana.» No exercício solicita-se a identificação, entre as palavras assinaladas (aquela, seus, esses, eu e tuas), dos pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. A "rasteira" é que algumas das palavras não são pronomes, mas sim determinantes. Gostava de compreender melhor a distinção entre estas duas classes gramaticais, de uma maneira que possa ensinar a uma criança de nove anos que se debate com este tipo de exercícios.
Haplologia sintática: «não sei se, se ganhasse...»
É possível ( ou obrigatório) fazer a haplologia sintática com o duplo se conjuncional da mesma maneira que se faz com o que? Quais das seguintes frases são gramaticais? a) «Eu não sei se compraria um carro se ganhasse à lotaria.» b) «Eu não sei se se ganhasse a lotaria, compraria um carro.» c) «Eu não sei se ganhasse a lotaria, compraria um carro.»
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa