Classificação de entrementes
São duas perguntas de que quero resposta. Meu professor do cursinho disse que entrementes é conjunção adversativa, mas não entendi. Algum gramático diz que entrementes é conjunção adversativa ou concessiva? Se não, o que é entrementes?
O aumentativo de rapariga
Estou a tentar ensinar o meu filho e não encontro o grau aumentativo de rapariga.
Metrologista e metrólogo
Para designar quem tem habilitações, ou está encarregado de executar medições, poder-se-á usar indistintamente metrologista e metrólogo? Alguma destas designações é errada, imprópria, ou deve ser evitada?
A divisão silábica de era e palácio
Como se faz a divisão silábica das palavras era e palácio?
O valor de embora
Estou a estudar português, e achava que embora com o verbo ir significava «fora dum lugar», mas numa frase li «vir embora». Que significado tem embora nestes verbos?
O feminino de frango
Gostaria de saber se realmente o feminino de frango é franga, pois estou muito confusa, sempre tive franga com fêmea do frango.
Dossiê, palavra portuguesa atestada
Como se escreve dossier na língua portuguesa, é dossiê, dossier, ou não existe?
Aparte e monólogo
Como explicar aos alunos, exatamente, as diferenças e semelhanças entre estes dois conceitos, no âmbito do estudo do texto dramático: aparte e monólogo.
«Em hipótese alguma» e «em hipótese nenhuma»
Creio que não compreenderam a dúvida do consulente na pergunta A expressão «em hipótese nenhuma». Ele estava questionando a respeito do contraste entre «em hipótese nenhuma» e «em hipótese alguma», que é outra forma bastante usual no Brasil.
«Encarregada de educação»
Gostaria de saber se a expressão «encarregado de educação» tem aplicação no género feminino («encarregada de educação»), ou se deverá ser sempre utilizada na sua versão masculina.
