Sílaba tónica nas conjugações pronominais
Existe alguma regra geral para a acentuação de conjugações de verbos reflexos que se tornam palavras esdrúxulas? É correcto escrever "apanhava-se", ou "apanháva-se"? Na primeira pessoa do plural, creio que se conjugaria, por exemplo, "apanhávamo-lo", daí a minha dúvida.
Obrigado.
As palavras transcriptase (inglês) e nucleótido
1) Qual a forma correcta de dizer/escrever a palavra transcriptase (inglês)?
2) Qual a forma correcta: "nucleotídeo", ou "nucleótido"?
Açúcar-cândi e açúcar-cande
O dicionário da Academia das Ciências de Lisboa contém a palavra açúcar-cânde. Que sentido tem o acento gráfico sobre cânde? É para evitar que se acentue todo o composto sobre o u de açúcar?
A translineação quando há consoantes dobradas
Já li em algumas gramáticas algumas coisas relacionadas com a translineação, mais propriamente quando temos duas consoantes iguais. Sei que se separam sempre, mas li em algum lado e já vi mesmo em livros que podemos deixar junto o rr ou o ss, como por exemplo: corri-gir; desassosse-go. É possivel juntar os rr ou ss na mesma linha quando temos espaço, ou é obrigatório separar mesmo tendo espaço e separar na sílaba seguinte?
Obrigada pela explicação!
A divisão silábica da palavra países
Gostaria de saber a divisão silábica de países.Obrigado.
Português europeu e português do Brasil nas escolas
Nas escolas brasileiras, um aluno de nacionalidade portuguesa tem de escrever em português do Brasil, ou é permitido escrever no português que o aluno está habituado (português de Portugal)?
A mesma pergunta mas para um brasileiro numa escola em Portugal.
As perguntas são porque sempre me dizem que eu tenho de escrever em português de Portugal, caso contrário será considerado erro.
Desde já agradeço a atenção.
Obrigada.
A definição de balhelhas
Alguém pode me dizer o que é um balhelhas?
O plural de cabra-montês
Tenho dúvidas acerca da concordância entre cabra (feminino) e montês (masculino). E também se entre ambos deve ou não utilizar-se um hífen. Em resumo, qual a forma mais correcta?
a) cabra montesa
b) cabra-montesa
c) cabra-montês
d) cabra montês
Obrigada.
A pronúncia de jacto (em Portugal)
Há alguns dias, perguntei qual era a pronúncia de jacto e de lacticínio em Portugal, pois, apesar de ter lido a vossa resposta no mesmo artigo sobre consoantes não articuladas, que me foi enviado como resposta, vi no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa que o c era dado como articulado no verbete jacto. O fato me causou espécie e quis tirar a prova dos nove. Daí a questão anteriormente enviada.
Como também encontrei o seguinte texto em outra resposta do site:
(...) 2. também, quando articulado em apenas um dos países, como, por exemplo, cacto, caracteres, coarctar, contacto, dicção, facto, jacto, perfunctório, revindicta, tactear, tacto, tecto; (...)
Penso em aprofundar o assunto, pois aqui no Brasil não temos jacto como forma viva na língua.
Por favor, qual é a pronúncia de jacto em Portugal, a que está no dicionário da Academia das Ciências, ou a do artigo sobre consoantes inarticuladas?
Grata.
A diferença entre Oh e Ó
A grafia do som "Oh" é a mesma independentemente de ser usado como interjeição ou vocativo? Está correcto escrever-se: «Ó, Paulo, chega-me a caneta»? Ou «Oh, Paulo, chega-me a caneta»? A grafia "Oh" não expressa necessariamente enfado e desilusão, ao contrário da grafia "Ó"?
Obrigado.
