«Estudá-las» e «estuda-las»
Gostaria de saber como devo encarar a terminação dos verbos quando estes são "reflexados". Qual das duas opções está correcta e existe uma regra?
«Porquê estudá-las se já são conhecidas?»
ou
«Porquê estuda-las se já são conhecidas?»
Obrigado.
Sobre a grafia de búzio e sintetizar + o plural de nomes compostos
A palavra búzio pode-se escrever "búsio"? Uma vez que o s está entre vogais e tem som de z? Eu sei que provavelmente tem a ver com a etimologia das palavras, mas não se espera que uma pessoa estude latim e todas as outras línguas que deram origem ao português, pois não? Outra dúvida que eu tenho é se sintetizar se pode escrever "sintetisar" uma vez que vem de síntese... "Caicha", "caichilho", "chábega", porque estas palavras não se escrevem assim?
Fui procurar na minha gramática como se escrevia o plural de nomes compostos por dois nomes e há duas situações diferentes: num flexionam-se as duas palavras para o plural como em guardas-civis, noutro caso só se flexiona o primeiro para o plural pois o segundo nome é um determinante específico (exemplo: palavras-chave). O que é um determinante específico?
A grafia de Lousal (Grândola, Portugal)
"Louzal" [em Grândola] escreveu-se durante a primeira metade do século XX com Z. A partir de 1946/1947 passou-se a escrever com S. Qual é a razão da mudança da ortografia. Qual é hoje a forma correcta de escrever, ou admite-se as duas notações?
Os significados do verbo dirimir
Gostaria de saber por que dirrimir tem o sentido de «impedimento de algo», quando na verdade significa «resolver, solucionar».
Grato.
A divisão de simultaneamente na translineação
Gostaria de saber se a palavra simultaneamente se pode dividir em "simultane-amente" ou se isso é considerado erro.
Muito obrigada.
A regência de atender
Na frase:
«capaz de atender às necessidades do presente»
— o emprego da crase é opcional por causa da transitividade dupla do verbo, ou pelo fato de o substantivo estar no plural e podermos omitir o artigo as?
— se a expressão fosse «capaz de atender à necessidade do presente», a crase seria obrigatória?
A grafia do topónimo canadiano Labrador
Qual a forma portuguesa correcta do topónimo canadiano Labrador? Sempre o escrevi e pronunciei desta forma, mas fui surpreendido pela "Corrente do Lavrador" no manual de Geografia (7.º ano) do meu filho.
Obrigado.
Caiu, bóia (boia, pós-AO)
Como se assinala o ditongo nas palavras caiu e bóia?
Co-variância
Necessito de escrever muitas vezes a palavra "covariância" (medida estatística). No entanto, o processador de texto sublinha-a como um erro ortográfico. Já a procurei no dicionário, apenas encontrando "co-variância". Qual a grafia correcta desta palavra, "covariância", ou "co-variância"?
Obrigada.
Novo acordo: autoavaliação e heteroavaliação
Deve escrever-se "auto-avaliação" e "hetero-avaliação", ou "autoavaliação" e "heteroavaliação"? O novo acordo ortográfico foi aprovado e deve pôr-se em prática, ou está em fase de análise?
