Deliberar e decidir
Existe diferença de significado entre os vocábulos decidir e deliberar? Será que se pode considerar que a deliberação precede a decisão?
«Era para irmos» e «éramos para ir»
Qual a frase correta?:
1) «Era para irmos a Chaves, mas já não vamos.»
2) «Éramos para ir a Chaves, mas já não vamos.»
Ambas são utilizadas coloquialmente.
Sujeito nulo subentendido
Qual o sujeito dos verbos abaixo?
«Fuma.»
«Não conversa com a mulher.»
A vírgula numa enumeração
«Luís venceu, Joaquim perdeu, e Cláudio empatou.»
Quanto à frase acima, enviada por David Bento, cuja consulta foi respondida, em 3/11/2011, por Sara Leite, gostaria de saber: o uso da vírgula antes do e é correto numa estrutura de três ou mais orações coordenadas?
Quem + 3.ª pessoa singular
Diz-se «O capitão e os marinheiros foram quem quis...», ou «... foram quem quiseram»?
Concordância com sujeito com «junto com»
Tenho duas dúvidas em relação à seguinte frase: «O Sindicato, junto com os trabalhadores, reuniu-se com a diretoria da empresa.»
Primeiro, a expressão «junto com» é redundante? Não deve ser usada?
Segundo, o verbo fica no singular, ou deve ir para o plural?
A vírgula antes de como
Por favor, gostaria de saber se tem vírgula (após a palavra proteína) na seguinte frase: «Alimentos servidos no café da manhã variam bastante de um lugar para outro, mas com frequência os grãos ou cereais, fruta e/ou legumes, uma proteína, como ovos, carne ou peixe e um fruto ou suco de legumes são incluídos.»
O provérbio «Gato ruivo, do que usa, cuida»
Gostaria de saber o significado do provérbio (dito popular) «Gato ruivo, do que usa, cuida».
Ainda sobre «em termos de»
Agradeço as vossas estimadas explanações sobre a legitimidade do uso desta expressão. No entanto, a minha dúvida subsiste, pois parece-me que o significado “roubado” para a construção de «em termos de» é o de «vocábulo» e não o de «limite». Se fosse limite, não deveríamos dizer «nos [em os] termos de»? Além disso, por exemplo, a expressão «em termos sociológicos» tem precisamente o significado de «vocábulos», ou seja, as palavras próprias (terminologia) de uma arte, saber, actividade, profissão, ciência ― neste caso a sociologia. Todavia, e de acordo com a vossa análise, «em termos de sociologia» significa «na área da/nos limites da/se nos limitarmos à sociologia». Pergunto, então, como é que se explica a mudança semântica de termos nesta expressão consoante ela integre um substantivo, designando «área»/«limites», ou valha-se de um adjectivo, passando a significar «palavras»/«vocábulos»?
A expressão «Pague-se de 10 euros»
Gostava de saber se está correcta a seguinte expressão (entregando, por exemplo, uma nota de 20 euros a um empregado de mesa, dizer...): «Pague-se de 10 euros.»
